28/12/2010 - 11:40
Os voos entre Brasil e Estados Unidos estavam ocorrendo normalmente na manhã desta terça-feira (28), após uma série de cancelamentos ocorridos desde domingo, por conta da forte nevasca que atingiu a costa leste americana. Os voos para o aeroporto de Nova York, os mais prejudicados, começaram a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, durante a noite dessa segunda-feira (27).
Segundo boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os cerca de oito voos vindos de Orlando, Miami, Atlanta, Washington, Chicago e Nova York chegaram no horário no início desta manhã. Apenas um voo da companhia Delta, vindo de Nova York, foi cancelado.
Já entre as três partidas programadas para a manhã desta terça para os Estados Unidos, um voo da Continental Airlines, para Newark, estava com previsão de partida com atraso de algumas horas. Segundo a Infraero, o voo deveria ter decolado ontem, às 23h05, e estava previsto para partir às 9h30 desta terça. Outros dois voos da TAM, um para Nova York e outro para Miami, estavam confirmados.
No Rio, um voo da TAM para Miami, com escala em São Paulo, que deve partir do Aeroporto Internacional Tom Jobim durante a manhã, estava confirmado, segundo a Infraero.
Caos
Milhões de pessoas que viajaram no Natal ficaram presas devido às nevascas que complicaram na segunda os transportes aéreos, rodoviários e ferroviários no leste dos Estados Unidos, informaram as autoridades. A nevasca afetou milhares de americanos que viajaram para ver suas famílias durante o fim de semana de Natal e provocou quase 2.000 cancelamentos de voos, agravando a situação no sistema de transporte nacional.
No início da noite de segunda, todos os aeroportos de Nova York foram reabertos, informou a administração federal de aviação. O serviço de trens Amtrak retomou de forma limitada as viagens entre Nova York e Boston, após cancelá-las por 13 horas, o que deixou milhares de passageiros bloqueados em um dos períodos mais movimentados do ano.
"Devido aos efeitos que persistem da tempestade, os passageiros deverão esperar atrasos em suas viagens durante todo o dia e dar tempo suficiente para chegar as suas respectivas estações, segundo comunicado da empresa. Os serviços entre Nova York e Washington "continuam funcionando normalmente", acrescentou.
Em Massachussetts, onde foi declarado estado de emergência, cerca de 60 mil habitantes ficaram sem luz no domingo e as estradas permaneceram obstruídas.
Os governadores dos estados de Delaware, Maryland, Massachussets, Carolina do Norte, Rhode Island e Virgínia pediram ajuda à Guarda Nacional, para que colabore com as autoridades civis. A neve também cobriu os estados do sudeste do país, entre eles Carolina do Sul. Em Atlanta, capital da Geórgia, viveu-se o primeiro "Natal branco" em 128 anos.