PROTEÇÃO Além da preservação, a Petrobras espera recuperar 50% dos habitats aquáticos

Não faltam boas intenções à maioria das organizações não governamentais que fazem trabalho social e ambiental no Brasil, mas isso não basta para garantir ações realmente eficazes. A maioria das ONGs tem dificuldade de fechar as contas no final do mês e também não consegue saber se alcançou os objetivos estabelecidos no início dos projetos. Quase sempre por falta de ferramentas de gestão. Para sanar essa deficiência, a Petrobras, empresa com maior volume de patrocínios sociais e ambientais do País, a partir do próximo edital, somente apoiará projetos que provarem sua eficiência por meio dos parâmetros do Project Management Institute, uma referência mundial em técnicas de gerenciamento. O primeiro passo nessa direção é o workshop para capacitação dos responsáveis pelas entidades, que será ministrado já este mês. "Vamos propiciar um salto de qualidade no processo de gestão das instituições parceiras", avalia Luis Fernando Néry, gerente de Responsabilidade Social da Petrobras. Só serão aprovados projetos que se adequarem às metas fixadas pela empresa. "Para nós, o investimento social é estratégico. Por isso usamos ferramentas de gestão semelhantes às do modelo empresarial", explica Nery.

FORMAÇÃO A meta é empregar dez mil jovens

O planejamento plurianual da Petrobras prevê um investimento de R$ 1,3 bilhão para a área social e R$ 500 milhões para os projetos ambientais, entre 2007 e 2012.

No social, a Petrobras escolheu investir em projetos que, além de priorizar a juventude, gerando oportunidade de trabalho e qualificação profissional, também garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.

A empresa pretende fortalecer a organização social e difundir informações úteis à cidadania. Nessa linha, espera criar dez mil postos de trabalho, garantir a elevação de renda de 60% dos participantes dos projetos sociais e obter 80% de conclusão nos cursos profissionalizantes.

"Teremos metas claras para monitorar cada projeto apoiado", diz Janice Dias, gerente de programas sociais da empresa. Nos patrocínios ambientais, alguns objetivos são recuperar 50% dos habitats aquáticos ameaçados e melhorar a qualidade de 80% da rede hídrica atendida (rios, lagos, lagoas, etc.). "Nosso novo foco é o clima, e até 2012 vamos investir bastante nessa área", afirma Rosane Aguiar, gerente de programas ambientais.

R$ 1,8 bilhão em investimento
é quanto prevê o plano plurianual da Petrobras de 2007 a 2012 para projetos sociais e ambientais, cujo novo foco serão as ações contra o aquecimento global

As novidades foram bem recebidas pelas ONGs apoiadas pela Petrobras. "As instituições precisam passar por esse aperfeiçoamento", diz Márcia Engel, diretorapresidente do Instituto Baleia Jubarte, na Bahia, que tem o apoio da empresa.

"Planejamento é sempre útil. Temos resultados para mostrar e quanto mais pudermos mesurar isso, melhor."