21/12/2010 - 12:05
A Comissão Europeia considerou nesta terça-feira inaceitável o caos vivido nos últimos dias nos aeroportos europeus pelas fortes nevascas que caem sobre o continente e enfatizou que uma situação assim não voltar a acontecer.
"As perturbações no tráfego aéreo, em pleno período natalino, são inaceitáveis e não devem voltar a ocorrer", declarou, em um comunicado, o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas. Ele ainda anunciou que convocará nos próximos dias uma reunião com responsáveis aeroportuários para pedir explicações e garantir um melhor funcionamento dos aeroportos no futuro. "Os aeroportos devem se preparar seriamente para este tipo de condição climática severa", concluiu.
Precariedade em aeroportos e estações de trem
As primeiras horas desta terça-feira foram marcadas pela confusão em aeroportos e terminais ferroviários europeus. Alemanha, Inglaterra e França estão entre os países mais afetados. Centenas de passageiros esperam há horas em saguões lotados e sem infraestrutura para atender um volume tão grande de usuários.
A situação mais preocupante ocorre no aeroporto de Heathrow, em Londres, onde apenas uma pista de pouso permanece em condições de uso. Vários passageiros se acotovelam pelo local e tentam descobrir como embarcar em voos adiados há mais de 48 horas. Estima-se que a crise tenha efeitos pesados nas viagens de Natal e no comércio típico desta época do ano.