Comportamento

O poder de fogo do vermelho
Pesquisa comprova que mulheres vestidas de tons rubros têm mais chance de seduzir os homens

Claudia Jordão
 

i76723.jpgAposente de vez o pretinho básico. Aquela velha intuição feminina segundo a qual nada melhor do que um modelito vermelho para fisgar o sexo oposto acaba de ser comprovada cientificamente. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psycology, assinada pelos psicólogos Andrew Elliot e Daniela Niesta, da Universidade de Rochester, em Nova York, a mulher que se veste de tons rubros tem mais chance de seduzir os homens do que a que usa outra cor. "A relação do vermelho com paixões carnais e com amores românticos é antiga. A cor sempre esteve presente em casa de prostituição e nos cartões de Dia dos Namorados", diz Elliot. "A novidade é que, pela primeira vez, uma pesquisa científica relaciona cor e comportamento."
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores aplicaram cinco testes psicológicos em homens e mulheres. Um deles mostrava fotos de mulheres de camiseta vermelha e, depois, as mesmas moças com blusas de outras cores. Nas duas situações, os homens eram orientados a dizer quanto estariam dispostos a gastar num encontro com elas. As moças de vermelho foram as que mais empolgaram o sexo masculino. Mas o que há nesta cor que mexe tanto com eles? "Apesar de o poder afrodisíaco do vermelho ser um produto da sociedade, está relacionado com raízes biológicas", diz Elliot. Segundo ele, durante a ovulação, o órgão sexual das chimpanzés fêmeas fica avermelhado para atrair os machos.
Para o psicólogo Ailton Amélio, da USP, o vermelho é poderoso, mas não faz milagre. "Usar vermelho pode ajudá- la na conquista, mas jamais será determinante", afirma ele. O pesquisador diz que o princípio da homogamia é a principal teoria que rege a escolha de casais. Ele defende a idéia de que homens e mulheres se influenciam principalmente por questões que envolvam compatibilidade de idade, escolaridade, raça e religião. "Nunca vi um intelectual se apaixonar por uma mulher sem formação de vestido vermelho", diz.

i76724.jpg