DVD
Ivete Sangalo no Madison Square Garden

 ivete.jpg

No show superproduzido e gravado em Nova York Ivete Sangalo canta em inglês o sucesso de Michael Jackson, “Human Nature”, e a balada de Lionel Richie “Easy”, ao piano. Ela se arrisca também no espanhol, em parceria com o cantor colombiano Juanes e com o argentino Diego Torres. O tempero baiano, claro, não podia faltar, e a popstar revisita clássicos de sua carreira como “Me Abraça e Me Beija”, dos tempos da Banda Eva, cantada em coro pelas 15 mil pessoas que lotaram o estádio.

Rock and Roll Hall of Fame Live
Por sua atitude, rock não tem nada a ver com formalidade. Mas dá gosto ver reunidos em trajes de gala tantos talentos nas cerimônias do Rock and Roll Hall of Fame, que desde 1986 homenageia os grandes nomes do pop rock. São 24 horas de música e ótimos discursos em nove DVDs.

“Shrek Para Sempre”

 shrek.jpg

Em sua última aventura, Shrek tem a infeliz ideia de assinar um contrato com o vilão Rumpelstiltskin que provoca o caos no reino Tão Tão Distante. Para recuperar a harmonia com a mulher, Fiona, e os amigos Burro e Gato de Botas, o ogro verde tem de reverter em um dia o malfadado acordo. É uma despedida de um dos mais queridos personagens da animação.

Coleção Hector Babenco

 hector.jpg

Essa caixa reúne todos os filmes do diretor Hector Babenco, à exceção de “Ironweed”, rodado nos EUA, que não teve os direitos liberados. São oito longa-metragens, com destaque para o seu pouco conhecido trabalho de estreia, “O Rei da Noite”, com Marília Pêra e Paulo José, e “O Beijo da Mulher Aranha”, com Sonia Braga, ganhador do Oscar. No momento em que o cinema brasileiro reconquista o público e bate recordes de bilheteria, é bom lembrar a obra de Babenco: ele sempre conseguiu conciliar ótimos enredos com os ingredientes de grande apelo popular.

 MÚSICA
“The Beggining”
A banda americana Black Eyed Peas, liderada pelo músico Will.i.am, está no auge do sucesso. Mal encerrou a turnê “The E.N.D. World Tour”, já engatou um novo CD, “The Beggining”, entre os mais vendidos nos EUA. Esse sexto álbum segue a fórmula do CD “The E.N.D.”, que vendeu 11 milhões de cópias: uma incessante batida dançante misturada a uma profusão de efeitos eletrônicos.

“… Featuring Norah Jones”

 norah.jpg

A cantora americana Norah Jones foi rotulada de jazzista. Mas seu espectro musical é mais amplo. Em razão dessa versatilidade, ela participou de álbuns de artistas como a banda de rock Foo Fighters, o soul man Ray Charles ou a dupla de hip-hop OutKast. Essas colaborações saem agora em um ótimo CD.

“The Lady Killer”
O cantor americano Cee-Lo Green tem uma voz muita parecida com a de Al Green. Mas não existe nenhum parentesco entre os dois músicos – Cee-lo se chama, na verdade, Thomas DeCarlo Callaway. O seu som, contudo, tem óbvias raízes no estilo do antecessor, só que adaptado aos recursos atuais. É o que se ouve no CD “The Lady Killer”, desde já um dos melhores do ano. Cee-lo ficou conhecido com o hit “Crazy”, em 2006. Ele repete a dose nesse seu terceiro CD.

“Flor de Fogo”

 chicopinheiro.jpg

Lançado no início do ano no Japão, chega ao Brasil o quarto CD do cantor e guitarrista Chico Pinheiro. Com participações do saxofonista Bob Mintzer e da cantora Dianne Reeves, o disco justifica o elogio do pianista Brad Mehldau, para quem Pinheiro é um músico “que será acompanhado por muito, muito tempo”.

CINEMA
“O Turista”

 turista.jpg

Angelina Jolie e Johnny Depp formam pela primeira vez um par romântico no thriller “O Turista”. Ele interpreta um professor de matemática e ela, uma mulher fatal. O tumultuado romance, entremeado de cenas de ação, se passa nas cidades de Veneza e Paris. Estreia: 14/1

“Além da Vida”
O novo filme de Clint Eastwood reúne três histórias interligadas pelo tema da morte. Os personagens centrais são George (Matt Damon), que está em crise com a sua mediunidade, uma apresentadora de talk-show (Cécile de France) que tem uma experiência de quase-morte, e um jovem que perde seu irmão gêmeo. Estreia: 7/1

“As Viagens de Gulliver”

 gulliver.jpg

O engraçado ator Jack Black é o professor Lemuel Gulliver nessa versão cômica da clássica sátira social de Jonathan Swift. Após naufragar próximo a uma ilha nas Bermudas, ele descobre que os seus habitantes, os liliputianos, são todos minúsculos. A atriz Emily Blunt interpreta a princesa do reino de Lilliput. Estreia: 14/1

“Enrolados”
A conhecida história de Rapunzel promete ser a grande atração infanto-juvenil da temporada. Contada no formato musical, a animação digital em 3D custou US$ 260 milhões, valor só superado por “Avatar”. O filme adaptou o conto de fada e modernizou o drama da princesa de longas tranças que, roubada ao nascer, vive isolada em uma torre. Estreia: 7/1

LIVROS
“O Capote e Outras Histórias”

capote.jpg

Reunião de narrativas curtas do escritor russo Nikolai Gogol (1809 -1852). Além dos contos “O Nariz”, “O Capote” e “Diário de um Louco”, ambientados em São Petersburgo, há novelas do “ciclo ucraniano”, de temas folcóricos, passadas na zona rural.

“João do Rio – Vida, Paixão e Obra”
Revisada e com novas fotografias, volta às livrarias a biografia sobre o escritor, poeta e jornalista carioca João do Rio (1881-1921) , comparado ao autor Oscar Wilde pela sua irreverência e ousadia. Entre as novas histórias incluídas pelo autor do livro, João Carlos Rodrigues, está a sua amizade com a bailarina americana Isadora Duncan.

“A Pirâmide Vermelha”
Esse é o primeiro volume da saga juvenil “As Crônicas de Kane”, de Rick Riordan. O criador de Percy Jackson volta-se para a cultura egípcia ao narrar a história de dois irmãos separados na infância que se reencontram durante uma visita ao British Museum, em Londres.

“A Ponte – Vida e Ascensão de Barack Obama”

obama.jpg

O editor da revista “The New Yorker”, David Remnick é o autor da biografia “A Ponte – Vida e Ascensão de Barack Obama”, uma das obras mais completas e contundentes sobre a trajetória do atual presidente americano Barack Obama. O título é uma referência à ponte de Selma, no Alabama, marco do sangrento conflito racial de 1965, que culminou na votação e aprovação do histórico Ato de Direitos Civis. “Das aldeias do Quênia, de onde veio seu pai, ao Salão Oval da Casa Branca, a história de Obama reúne elementos tão fantásticos que parecem oriundos de uma peça de ficção”, escreveu Remnick.

TELEVISÃO
Especial Roberto Carlos

robertocarlos.jpg

Prometendo inovações, o tradicional especial de fim de ano de Roberto Carlos será transmitido ao vivo da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além dos grandes sucessos, o Rei vai apresentar ao público uma canção inédita. Trata-se do samba-enredo que seu amigo Erasmo Carlos fez em sua homenagem para a escola de samba Beija-Flor, convidada especial. O programa contará ainda com a presença do grupo Exaltasamba, de Bruno & Marrone, Paula Fernandes e um coral com 200 crianças. Rede Globo, 25/12

Eu sou Renato Aragão
A carreira do comediante Renato Aragão, iniciada no Ceará, aos 24 anos, e a criação do personagem Didi Mocó serão os temas desse especial. Parte das gravações aconteceu na Basílica de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, onde o artista reuniu sua família para celebrar os 50 anos de atividade. O humorista concedeu uma longa e emocionante entrevista sobre sua vida à jornalista Patricia Poeta que será mostrada no programa, que tem direção de Jayme Monjardim. Rede Globo, 26/12

Chico e Amigos

chico.jpg

O humorista Chico Anysio interpreta, em esquetes, alguns de seus tipos antológicos como o pai de santo Painho e o mentiroso Pantaleão. Tudo se passa em uma espécie de “Big Brother” que tem como atrações as ex-BBBs Priscila, Angélica e Cacau. Rede Globo, 2/1

“Sansão e Dalila”
Inspirada na história bíblica da rainha Dalila e do guerreiro Sansão, a minissérie é protagonizada por Fernando Pavão e Mel Lisboa.
Rede Record, 3/1

Tal pai, tal filho
O musical mescla ficção e realidade ao narrar o relacionamento dos artistas Fábio Jr. e Fiuk, que contracenam pela primeira vez. Na história, Fiuk prepara-se para lançar um DVD com o pai. A trilha sonora, traz novas músicas do ídolo teen e “Vinte Poucos Anos”, antigo sucesso de Fábio Jr. Rede Globo, 23/12