Durante os últimos dois anos, como parte de minha busca de seguir um caminho Zen, tomei uma decisão que não compartilhei com ninguém.

Decidi que, por um período indeterminado, não faria planos pessoais de longo prazo nem me preocuparia com o amanhã.

Tive certeza que deveria manter esta decisão em segredo quando encontrei um amigo americano que me perguntou quais eram minhas metas para os próximos cinco anos.

No momento em que terminei de dizer que ia fluir com os acontecimentos da vida, me arrependi. Ele, por mais de meia hora, tentou me convencer que isso não era normal. Usou como argumento até o fato que nem Jesus veio a terra sem um objetivo (!!!).

Mas, como meu objetivo não era provar ponto algum, deixei que falasse e aceitei tudo que disse. Afinal, sem saber ele também fazia parte do meu exercício de fluir com tudo que a vida me apresentasse.

Por muitos anos, como bom virginiano, planejava os anos, meses e semanas com detalhe. Tinha metas de cinco anos e outras de um mês. Acreditava que, simplesmente por planejar minha vida pessoal, as coisas tinham grande chance de acontecer daquela forma.

Porém, as maiores mudanças que aconteceram em minha vida não estavam nos meus planos. Se você parar para pensar, vai notar que isso é verdade na sua vida também.

As chances de tudo na vida são 50/50. Ou melhor, como diria Nassim Taleb, autor do livro “Lógica do Cisne Negro”, as chances de algo acontecer são zero antes de acontecer, e 100% depois de acontecerem.

É incrível como somos arrogantes e inocentes. Temos a arrogância de achar que realmente controlamos nossos destinos a longo prazo e que, como deuses, basta planejar para que aconteça. Ao mesmo tempo, somos inocentes ao achar que o planejamento realmente resolve tudo.

Sei que para muitas pessoas, o planejamento pessoal serve como bússola. Ele permite que você saiba aonde está em relação a aonde quer estar.

Mas pare e pense por um segundo. Você conseguiu controlar como seria seu primeiro amor? Como seriam seus filhos? Ou sua carreira quando começou como trainee? Se consegui, parabéns. Você é uma pessoa especial.

O fato é a maioria de nós somos péssimos em prever o futuro distante. Uma hora, um dia, um mês? Pode até ser. Mas cinco, dez anos? Por favor!

Por isso, lamento dizer, mas tudo que acredita sobre sua capacidade de prever o futuro não passa de uma grande ilusão. Até o tempo, na essência, é uma grande ilusão coletiva.

A única coisa real em nossas vidas é o agora. Este momento efêmero que acabou de passar quando terminei esta frase.

Saia da ilusão e viva a realidade. Sua vida acontece agora.  Conscientize-se deso e aproveita cada segundo como se fosse o último.

Porque a gente só leva desta vida a vida que a gente leva.