É um sonho de consumo feminino: encontrar a solução definitiva contra a celulite. Agora, a salvação da vez chama-se Velashape, aparelho que associa as três tecnologias mais usadas no combate ao problema. Recém-chegada aos consultórios brasileiros, a máquina está atraindo centenas de mulheres ansiosas para, quem sabe desta vez, acabar com os indesejáveis furinhos. Lá fora, o sucesso é mesmo. Entre as usuárias mais famosas do equipamento está a cantora Madonna, já transformada em uma espécie de garota- propaganda. Além do Pilates e das outras atividades físicas a que se submete regularmente, a megaestrela também se rendeu aos apelos de eficácia do Velashape e há quem diga que boa parte da forma invejável que anda exibindo ultimamente se deve às sessões com o aparelho.

Na verdade, o equipamento é o único aprovado pelo FDA (agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos) e vem sendo festejado como o tiro mais certeiro dado nos últimos tempos contra a celulite. De acordo com estudos analisados pelo órgão americano, seu uso reduziu em cerca de 65% a área atingida pela celulite, além de ter diminuído alguns centímetros nas medidas de cintura e quadris em um período de tratamento que variou de seis a dez semanas. "Sua segurança permite ainda que a paciente vá diretamente para a praia sem queimaduras ou cicatrizes", diz a dermatologista paulista Ana Lúcia Récio.

O segredo do Velashape é juntar em uma mesma aplicação o uso da radiofreqüência, da luz infravermelha e do vácuo. Segundo os dermatologistas, essa associação aquece o tecido gorduroso e aumenta seu metabolismo, o que reduziria a quantidade de gordura. Haveria ainda a realização de uma espécie de "drenagem linfática" por meio da utilização do vácuo, o que facilitaria a liberação das toxinas. "Além disso, ele não é agressivo", diz a dermatologista Paula Bellotti, do Rio de Janeiro. Ela tem dois aparelhos em sua clínica, mas a procura é tanta que a agenda está lotada.

O barulho criado em torno do Velashape eclipsou a entrada de outros recursos no arsenal contra a celulite. Um deles é o Thermacool Celulite, uma versão para o corpo de um equipamento já bastante usado com eficácia para tratar a flacidez facial. Lançado há dois meses nos EUA, o aparelho está chegando agora ao Brasil. "Ele tem atuação profunda na pele, garantindo melhores resultados", assegura a dermatologista carioca Roberta Bibas, uma das que já compraram a novidade.

Embora mais potentes, é verdade, é preciso que se entenda que nenhum dos dois equipamentos vai fazer desaparecer a celulite por completo. "Como esta condição está diretamente relacionada à anatomia da mulher, não podemos falar em cura. Mas ela pode ser eficientemente tratada com as técnicas já disponíveis, mesmo nos graus mais avançados", afirma a dermatologista Doris Hexsel, coordenadora de um encontro internacional sobre o tema que recentemente reuniu centenas de especialistas no Rio de Janeiro.