A imprensa americana costuma chamar o ator Will Smith de Mr. July. Isso porque não há mês de julho (temporada dos filmes de maior bilheteria nos EUA) em que ele não lance um blockbuster. O sucesso da vez é Hancock (em cartaz em todo o Brasil), no qual Smith encarna um super-herói antisocial que se apaixona por uma mulher casada (interpretada por Charlize Theron). Ele está sempre bêbado e causa danos à sua volta – é desprezado por todos, bandidos e cidadãos de bem. Will Smith é o ator mais poderoso da atualidade (calcula-se que a cada dólar nele investido tenha-se dez de retorno). Ele se dá ao luxo de se arriscar em papéis duvidosos como o desse filme – um projeto que ficou durante anos mofando em Hollywood. O seu charme e sua competência impedem que a produção naufrague no redemoinho de explosões e efeitos especiais que aparece na tela. (12 anos)

 

 

Chama-se Oracular especular o trabalho de estréia da dupla americana MGMT (abreviatura da palavra management, que significa administração). Trata-sa da banda que é a mais nova surpresa da música pop atual, formada pelos ex-estudantes de arte Andrew Van Wyngarden e Ben Goldwasser.

Eles combinam o som psicodélico dos anos 60 com a eletrônica atual, numa diversidade de ritmos estimulantes: vai do glitter rock ao funk estilo Prince com letras super bem-humoradas. Em Time to pretend eles ironizam o estilo de vida roqueiro com os versos: "Vamos fazer algumas músicas, ganhar uma grana e arranjar algumas modelos para casar."

LIVROS
Trilogia que inspirou Matrix

Há 25 anos o escritor americano William Gibson inaugurava a cibercultura com o seu livro de estréia, Neuromancer, uma história de ação envolvendo tecnologia, hackers e inteligência artificial que inspirou o enredo do filme Matrix. Para comemorar o aniversário da obra, está sendo lançada uma edição especial intitulada Neuromancer 25 (Aleph, 312 págs., R$ 44), com prefácio do autor e nova tradução. Na seqüência a mesma editora colocará nas livrarias Count zero e Mona Lisa overdrive, outros dois livros inéditos que compõem a trilogia de Gibson.

 

MÚSICA 1
Abreviatura do sucesso