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O telefone celular pode se tornar em breve um tíquete para ser utilizado em qualquer sistema de transportes no mundo, graças a uma aliança que quer transformar os "smartphones" em cartões de débito direto.

Uma aliança entre Inside Secure e outras empresas europeias de tecnologia tem o objetivo de tornar esta ideia realidade. "É o próximo grande passo", disse Charles Walton, diretor de operações da empresa, com sede na França. Ele afirma que chips incorporados ao telefone podem enviar dados de transações financeiras a leitores instalados em máquinas verificadoras de pagamentos, mostradores comerciais e muito mais.

"O poder deste tipo de transações é fundamental para nossa próxima onda de dispositivos móveis. O potencial comercial para a Apple, Google, Yahoo e AT&T é muito importante", disse. Uma segunda geração de "smarthphones", ou telefones inteligentes Nexus S, lançada neste mês nos Estados Unidos pelo Google, tem um chip que converte o aparelho em uma carteira virtual, de modo que as pessoas possam "tocar e pagar", expressão conhecida em inglês como "tap and pay".

"Você terá estes telefones móveis que serão capazes de fazer comércio", disse o chefe-executivo da Google, Eric Schmidt, ao adiantar no mês passado o que seria o Nexus S, na cúpula 2.0 em San Francisco. "Finalmente, substituir os cartões de crédito", disse, explicando sua função.

Os chips NFC (por "near-field communications", ou seja "comunicação em campo próximo") armazenam dados pessoais que podem ser transmitidos aos leitores ao apoiar o aparelho em uma base. O chefe de Research In Motion, fabricante do BlackBerry, disse na cúpula: "Seríamos tontos se não tivéssemos um (chip) NFC em um produto em curto prazo, e não somos tontos".

Especialistas na indústria do chip esperam que o fluxo de telefones celulares equipados com sistema de pagamento no próximo ano no mercado seja de 40 a 50 milhões, segundo Walton. "Acredito que será um ano cheio de transformações para o mercado dos pagamentos".
Os chips da Inside Secure foram utilizados em 250 milhões de bancos e cartões de crédito, assim como em passaportes e carteiras de identidade. A companhia tem sede em Aix-en-Provence, França, e sua lista de investidores inclui a Visa, Qualcomm, Nokia e Motorola.
A aliança de padrão aberto para o transporte público revelada na segunda-feira formou-se com a ideia de criar um padrão aberto de segurança para chips NFC utilizados no controle de tíquetes de transporte público, um dos segmentos que crescem mais rápido no mercado dos "cartões inteligentes".

Os fundadores da aliança são Giesecke & Devrient, Infineon Technologies, Oberthur Technologies e Inside Secure, mas o grupo está aberto a "todos os membros do ecossistema mundial do transporte". Watchdata Technologies Ltd., com sede em Pequim, e Open Ticketing Institute, da Holanda, se uniram à aliança no mesmo dia de sua estreia mundial. Watchdata afirma ter vendido mais de 1,4 bilhão de cartões inteligentes desde que foi fundado por Pequim em 1994.

"Agora que a indústria se orienta em direção aos telefones NFC e empresas como Google, Apple e outras estão a bordo do NFC, estão buscando alguns padrões mundiais", disse Walton. O grupo pretende converter-se em uma ampla coalizão, que põe em perspectiva o mercado dos tíquetes no sistema de trânsito. Outros grupos separados estabeleceram padrões para chips NFC em cartões de crédito e passaportes.