Usar a mesma roupa para malhar na academia, participar de reuniões de trabalho e encontrar amigos no fim do dia. Graças aos tecidos tecnológicos, já é possível emendar essas atividades sem parecer desleixado com a higiene ou a aparência. É o que acontece com a arquiteta Luciana Parejo, 29 anos, dona de uma blusa em Leggeríssimo – tecido com fio de poliamida Suplexx e Lycra desenvolvido pela tecelagem Santaconstancia. Muito leve, a camiseta de corte reto e gola em V tem secagem rápida e é capaz de eliminar imediatamente no ar o calor e a umidade do corpo. Ou seja, o tecido não molha de suor nem acumula odor. "Mesmo após os exercícios, ela permanece limpa", garante Luciana.

Os primórdios dos tecidos tecnológicos estão intimamente ligados ao esporte. Todas as pesquisas em torno deles tinham como objetivo melhorar a performance dos atletas nas diversas modalidades esportivas. Depois disso, eles migraram para as academias. E, recentemente, conquistaram as passarelas e o dia-a-dia das pessoas. "Hoje é possível usar a roupa da malhação para fazer outras atividades. Basta jogar uma camisa sobre a legging e a mulher está bem vestida", diz Luca Pascolato, diretor da Santaconstancia.

Por conta dessa popularização, é comum encontrar estilistas trabalhando com esses tecidos de alta tecnologia. Caso de Glória Coelho, que usa esses materiais desde 1997. Em sua coleção verão 2009, ela apostou na sarja de tafetá Shageant, desenvolvida pela Saliba – uma trama de rápida secagem, alta capacidade de compressão e uma boa "respirabilidade". Também lançou mão do Neoprene, da Affiniti Berlan, para criar calças confortáveis, que comprimem os músculos e protegem contra a proliferação de bactérias e raios de sol UV. "Toda coleção faço uma versão da calça em Neoprene em cores clássicas", diz Glória. "Tem muita procura, por isso nunca sai do estoque."

Na moda, a busca pelo que há de mais novo não se restringe aos tecidos. Os sapatos estão cada vez mais futuristas, em busca do conforto. Na última edição do Festival de Cinema de Cannes, a atriz americana Angelina Jolie, na época grávida de seis meses de gêmeos, circulou de salto alto. A bela, porém, guardava um segredo. Nos pés, calçava um lançamento em parceria das grifes Cole Haan e Nike Air: um peep toe com solado de tênis. É a tecnologia a favor da vida moderna.

moda1.jpg