FUTEBOL_01.jpg

 

Depois de um final sem brilho no Campeonato Brasileiro, que terminou na sétima colocação, o Internacional entrará em campo no Mundial de Clubes da Fifa – que começa na próxima quarta-feira em Abu Dhabi – como um dos favoritos a vencer o torneio, como fez em 2006 contra o Barcelona no Japão.

Depois de conquistar a Libertadores, a equipe colorada espera repetir a campanha vitoriosa de quatro anos atrás para selar com a coroa mundial sua temporada. Para isso, conta com os artilheiros Giuliano e Alecsandro, além dos argentinos Andrés D’Alessandro e Pablo Guiñazú, treinados por um eficiente Celso Roth.

Das seis edições desta nova versão do torneio mundial, o Brasil venceu três: em 2000 com o Corinthians, em 2005 com o São Paulo e em 2006 com o Inter. Desde então, sem participantes brasileiros, o domínio passou a ser europeu, com o italiano Milan em 2007, o inglês Manchester United em 2008 e o espanhol Barcelona em 2009.

Mais uma vez, os representantes sul-americano e europeu, Internacional e Inter de Milão, entrarão em campo como favoritos
Nas cinco últimas edições do Mundial, a batalha final mediu os vencedores da Liga dos Campeões europeia e da Copa Libertadores da América.

Na Inter de Milão, os tempos dourados de José Mourinho parecem ter ficado muito para trás. Sob a direção de Rafa Benítez, os ‘nerazzurri’ agora passam por uma crise, ocupando a sexta posição no campeonato italiano, a 10 pontos do rival Milan.

"Neste momento, temos de nos concentrar no Inter de Porto Alegre, e eu mesmo assisti a uma partida deste time brasileiro, que me pareceu muito veloz e muito forte tecnicamente. Também estudaremos a fundo nossos demais rivais", explicou Benítez, em entrevista publicada no site da Fifa.

Os primeiros jogos do Mundial serão entre o Al Wahda, dos Emirados Árabes, e o Hekari United, da Papua Nova Guiné, na quarta-feira, e entre o Pachuca, do México, e o Tout Puissant Mazembe, da República Democrática do Congo, na sexta-feira.

Álcool e beijos

Bebidas alcoólicas e beijos em público estão proibidos durante o Mundial de Clubes da Fifa, que começa na quarta-feira em Abu Dhabi, segundo várias normas divulgadas nesta segunda-feira. O Comitê de Organização estabeleceu uma lista de proibições que será divulgada aos torcedores em folhetos, mensagens em árabe e em inglês, entre as quais figuram, especialmente, o consumo de bebidas alcoólicas e os beijos em público, destaca o jornal Emaratalyoum.

A publicação também lembra que o consumo de drogas é proibido em locais públicos e privados e pode ter consequências judiciais.
Bebidas alcoólocas são servidas em grande parte dos bares e restaurantes dos hotéis de Abu Dhabi. "Somos um país muçulmano que tem suas próprias tradições e costumes e isto não deve escapar aos torcedores estrangeiros", afirmou o porta-voz do Comitê de Organização, Chaza Roumeiti, segundo quem a Fifa não se opôs às restrições.

Confira a programação do Mundial de Clubes de Abu Dhabi-2010 (horário de Brasília):

– Quarta-feira, 8 de dezembro

Rodada preliminar:
Partido 1: (14h00) Al Wahda (UAE) x Hekari United (PNG)

– Sexta-feira, 10 de dezembro

‘Quartas de final’:
Partida 2: (14h00) Pachuca (MEX) x TP Mazembe (COD)

– Sábado, 11 de dezembro

‘Quartas de final’:
Partida 3: (14h00) Seongnam Ilhwa Chunma (COR) x Vencedor da Partida 1

– Terça-feira, 14 de dezembro

Semifinais:
Partida 4: (14h00) Inter Porto Alegre (BRA) x Vencedor da Partida 2

– Quarta-feira, 15 de dezembro

Partida pelo quinto lugar:
Partido 5: (12h00) Perdedor da Partido 2 x Perdedor da Partida 3
– Semifinais:
Partida 6: (15h00) Inter de Milão (ITA) x Vencedor da Partida 3

– Sábado, 18 de dezembro

(12h00) Disputa pelo terceiro lugar entre os perdedores das semifinais
(15h00) Final