Programado para a noite de encerramento do Tim Festival
carioca, que acontece entre os
dias 21 e 23 de outubro, o duo folk norueguês Kings of Convenience tem o segundo disco de estúdio, Riot on an empty street (EMI), lançado no Brasil a tempo de as pessoas conhecerem seu trabalho. Quem o fizer certamente terá razões de sobra para garantir seu ingresso. Comparado à extinta dupla americana Simon & Garfunkel, Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe fazem um som calmo e melodioso, como não se via há tempos na música popular. A base instrumental da dupla é o violão, puro e simples, que, somado ao canto afinadíssimo dos dois, se eleva a um alto patamar.

Nada a ver com som de barzinho. Em algumas faixas, inclusive, a fórmula acústica vem adicionada de piano, cordas e algum instrumento de sopro. Tudo no mesmo nível sonoro, como bem definia o título do primeiro trabalho, de 2001, que resumia uma espécie de manifesto na frase “quiet is the new loud” (o silêncio é o novo barulho). As vozes sobrepostas a Simon & Garfunkel aparecem cristalinas em faixas com a valsa Stay out of trouble, com um banjo entremeado com uma cortina de violinos, e em Surprise ice, que a qualquer momento ameaça se transformar no clássico The sound of silence. Em Know how, a batida da bossa nova se insinua com graça, sem fazer feio. Mesmo porque, ao final, surge a voz sublime da canadense Leslie Feist, como a visão de uma sereia no espelho d’água de algum fiorde.