BEBIDAS
PARA BAIXO

Parte da indústria de bebidas está prestes a ganhar um carinho da Receita Federal. Um selo eletrônico encomendado à Casa da Moeda vai mudar os valores do IPI cobrado no setor. O imposto pago passará a incidir sobre o preço de venda de cada marca ao consumidor e não mais sobre o total de litros produzidos. Nas cervejas e refrigerantes mais baratos, os dentes do leão cravarão menos fundo.

FUMO 1
DOIS EM UM

Com 30 trabalhadores, a Souza Cruz criou uma nova unidade em sua fábrica de Uberlândia, Minas Gerais. Só para embalar maços de cigarro junto com outros produtos, como MP3 e sandálias de dedo. As vendas casadas em pontos considerados estratégicos, como lojas de conveniência, estão crescendo mês a mês.

FUMO 2
SEM PRESSA

Em fins de maio, o Ministério da Saúde divulgou a nova coleção de imagens de advertência que deveriam ser reproduzidas nos maços de cigarro, dentro da campanha governamental de combate ao tabagismo. Para impor à indústria a substituição das atuais fotos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deveria ter publicado, no prazo de 15 dias, uma resolução específica. Até hoje não o fez. Nem diz quando fará. É lícito acreditar que há fogo sob essa fumaça.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

MERCADO
AGORA NÃO

Marcado para o próximo dia 28, está suspenso o lançamento das ações da LLX Logística na Bovespa. Eike Batista, dono da empresa, achou melhor encostar o boi na sombra até baixar a poeira da Operação Toque de Midas, deflagrada contra ele pela PF.

AGENDA
UMA OU OUTRA

O juiz Fausto De Sanctis intimou Daniel Dantas para depor, dia 7 de agosto, na 6ª Vara Federal de São Paulo. Na mesma data, a CPI dos Grampos quer ouvir o magistrado, em Brasília. Não vai conseguir.

PF
OLHA NÓS AÍ!

Para não continuar sufocada pelos ecos do terremoto Satiagraha, a cúpula da Polícia Federal quer que sejam retomadas, o quanto antes, as chamadas operações de impacto. A primeira delas, de âmbito nacional, deve ganhar as ruas antes da sexta-feira 25.

OFENSIVA
PELAS ALGEMAS

Procuradores da República em São Paulo solicitarão ao Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, que recorra ao STF contra a segunda liminar que tirou Daniel Dantas da cadeia. Se o apelo prosperar, o pedido de reconsideração será julgado pelo ministro Eros Grau, relator do habeas- corpus preventivo que o banqueiro havia solicitado, em junho, ao STF.

PRISÕES
MEIA-VOLTA

Entrou areia no projeto do Ministério da Justiça de instalar detectores de drogas nos portões de entrada dos presídios federais. A compra de 15 aparelhos, fabricados no Canadá, foi cancelada pelo TCU. O Tribunal constatou superfaturamento de 400% e direcionamento na concorrência, realizada em 2006. A empresa EBCO, que já recebeu parte dos US$ 2,3 milhões, terá que devolver a gordura.

À MESA
COM VENENO


Fora de controle em algumas culturas, o uso de inseticidas na lavoura brasileira ganhou, esta semana, um novo estímulo. A Anvisa suspendeu suas medições regulares da taxa de agrotóxicos nos alimentos, especialmente em frutas e legumes. A ordem partiu da 13ª Vara Federal de Brasília, a pedido do Sindicato Nacional da Indústria de Defensivos Agrícolas. Tempero à parte: de olho no peso político e econômico dos produtores, o governo não parece empenhado em recorrer da decisão.

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias