Setenta carros antigos ou esportivos contemporâneos desfilaram no sábado 17 para festejar o fim do inverno. Num doce balanço rumo ao litoral, a frota platinada garantiu o sucesso do I Rallye da Primavera de Carros Esportivos São Paulo – Guarujá, promovido pela RB2 Eventos em parceria com o Shopping Iguatemi. Às 9h30, os carros deixaram o estacionamento do shopping para cruzar o Ibirapuera, visitar o Pátio do Colégio, tomar a rodovia Anchieta e percorrer o recém-restaurado Caminho do Mar, estrada construída na década de 20. A Secretaria Estadual de Turismo gostou da idéia e incluiu o evento em seu calendário anual. Uma segunda edição está confirmada para o ano que vem. “Os clubes de automóvel costumam promover passeios para seus associados. Mas é raro diferentes marcas participarem de um mesmo rali”, diz o presidente da RB2, Ricardo Bernd. Daí a importância da iniciativa.

Na ocasião, as ruas foram tomadas por uma curiosa combinação de Fusca, BMW, Mercedes, Alfa Romeu e Corvette. Entre as principais beldades, uma Ferrari Dino 246 GTS de 1974, um Rolls-Royce Silver Dawn 1953 com apenas sete mil quilômetros, todos rodados no Brasil, e um Rolls-Royce Phantom 5 de 1967, com carroceria preta fabricada pela James Young, lendária empresa inglesa inaugurada em 1863. Estes três modelos e outros quatro que participaram do rali pertencem a um empresário paulista cuja coleção de 50 automóveis estará a partir do ano que vem em um museu que está sendo construído em Itatiba (SP) especialmente para recebê-la. Com o nome de Ville de France, abrigará um dos mais incríveis acervos do País, que inclui 12 Ferraris, um Bugatti 1939, um Amilcar (carro de corrida), importado pelo Barão de Teffé, e cinco Rolls-Royce, entre eles um raro Silver Ghost 1921, de José Borges Figueiredo, sócio de Joaquim Eugênio de Lima na época do loteamento dos terrenos da avenida Paulista.