Scissor Sisters (Universal Music) – Não tente rotular o primeiro trabalho desta banda nova-iorquina, porque seus cinco integrantes atiram para todas as direções, acertam em muitas delas, mas não mostram o menor compromisso em ter alguma identidade, a não ser com a diversão. Muito da variação pop de Laura, por exemplo, remete às experiências do mago da eletrônica Moby; o balanço de Take your mama lembra George Michael; Bee Gees e seus falsetes são referência direta em Comfortably numb, com direito a citação à extinta banda inglesa Frankie Goes to Hollywood; sem falar no rock de acento disco, Music is the victim, a faixa mais energética do CD. No geral, também é evidente a influência de Elton John sobre o vocalista Jake Shears, principalmente quando ele entoa baladas. Dito assim parece um pastiche. E é. Mas é dos bons. (Apoenan Rodrigues)

 

Cinema

Primavera, verão, outono, inverno… e primavera
(em cartaz em São Paulo na sexta-feira 27) – Dividido em cinco capítulos, este drama de ressonâncias budistas acompanha a vida de um menino criado por um monge numa casa-templo que flutua sobre um lago. Paralelamente à passagem das estações do ano, se acompanha a vida do personagem anônimo, da infância à velhice. Bem conduzida e repleta de belas sequências, a história do sul-coreano Kim Ki-Duk, que interpreta o protagonista na fase adulta, só derrapa quando esbarra no simbolismo demasiadamente óbvio para os olhos ocidentais. (Ivan Claudio)

Livros

O livro dos desmandamentos (profecias de um excluído), de Carlos Trigueiro (Bertrand Brasil, 176 págs., R$ 27) – Ao misturar realismo mágico, política brasileira, convulsão social e humor, o autor amazonense produziu um romance absolutamente saboroso. Por meio da mítica cidade de Quebra-Vento, ele fala de graves agressões ao espírito humano, como o cerceamento à liberdade ou a estagnação intelectual. Na linha do clássico Cem anos de solidão – do colombiano Gabriel García Márquez –, Trigueiro mantém boa prosa, ainda que um pouco amalucada. (Eliane Lobato)