Dois eventos que aconteceram na semana passada agitaram o mundo fashion – a segunda edição da Semana Iguatemi de Moda e a quarta edição do Recife Fashion 2004. A primeira contou com Fause Haten como convidado especial. O estilista abriu o evento com a coleção Beirute Bahia, a mesma apresentada na São Paulo Fashion Week. O acontecimento reuniu algumas das principais marcas do País, como Zoomp, Forum, Zapping, Ellus, Rygy e Rosa Chá, entre outras, e grifes locais, como Sarttore e Cambodja. A modelo Rojane Fradique e o ator Jonathan Haagensen foram os mais aplaudidos na passarela da Levi’s e a top veterana Ana Claudia Michels (à dir.), que desfilou à la lolita, com direito até a ursinho de pelúcia, arrancou suspiros. Mas quem roubou mesmo a cena foi Giane Albertoni que ficou mais do que à vontade nos bastidores do Recife Fashion 2004. O evento foi bem mais regional. Reuniu desfiles de estilistas locais e confecções do Pólo do Agreste. Na passarela, além das modelos, globais como Erik Marmo, Henry Casteli, Tânia Kalil e Karina Bacchi.

Haja fôlego!!!

É possível que o rosto desse cara aí embaixo não seja muito familiar. Mas com certeza o seu trabalho é. Da televisão ao teatro, da literatura à moda, lá está sua assinatura: Alberto Renault. O carioca que se formou na “faculdade da vida”, mas assistiu a muitas aulas na Sorbonne quando morava em Paris, integra o dream team de roteiristas da Rede Globo, dirige a peça O caso da rua ao lado – encenada por Luís Fernando Guimarães e Marisa Orth –, prepara a sequência de seu livro A foto e, ufa!, é o responsável pela direção criativa dos desfiles da estilista revelação Isabela Capeto. O mais incrível é que ele ainda arruma tempo para planejar: “Estou com um projeto com o Luís Fernando Guimarães para a televisão”, conta. Enquanto isso, sua peça roda o País. A próxima parada será São Paulo no fim do mês.

Olhos de Jayme

Um outro olhar sobre Olga é o que propõe o livro Olga por Jayme Monjardim. No caso, os olhos são do próprio diretor do longa, Jayme Monjardim. O trabalho, totalmente autoral, traz fotos feitas durante a filmagem sob um ângulo que não pôde ser visto no filme. “Desde a novela O clone tenho mania de fotografar.

Sou um privilegiado; afinal, normalmente os fotógrafos precisam de uma chance para entrar em cena”, entrega Monjardim. A publicação será lançada no dia 26 na loja Club Chocolate de São Paulo, e, no dia 30, na do Rio, onde os registros ficarão expostos. E a “olgamania” não pára por aí. Uma edição especial e limitada de camisetas“Olga” foi especialmente desenvolvida pela estilista Alessa para a ocasião. As peças serão lançadas no evento e a renda será revertida para uma instituição de caridade.

Pobre menina rica

Quem disse que dinheiro traz felicidade? Com certeza não foi Athina Onassis. Dona de uma fortuna avaliada em três bilhões de dólares, ela culpa o dinheiro por várias agruras de sua vida a ponto de, pasmem, ter dito que, se dependesse só dela, incendiava toda a fortuna. Bom, se Athina ainda não cometeu esse desatino, pelo menos já começou a mexer em seu patrimônio. A jovem pôs à venda a ilha de Skorpios, que pertenceu a seu avô, Aristóteles Onassis, e já tem Madonna como potencial compradora. E com tantos assuntos tirando seu sono, a bilionária está em Athenas descansando sua beleza e acompanhando o namorado, o cavaleiro brasileiro Doda Miranda, que disputa a Olímpiada pelo Brasil. Cada vez mais apaixonados, eles chamam atenção por onde passam e, embora ainda não tenham oficializado a união, vivem como marido e mulher.

A bela Antônia

A socialite carioca Antônia Mayrink Veiga Frering, 39 anos, descobriu sua razão de viver. Há quatro anos teve sua primeira aula de teatro em um curso em Londres, onde mora com o marido, o empresário Guilherme Frering, e três filhos adolescentes. Cursou a faculdade de artes cênicas de Mount View, em Londres, já representou um Shakespeare como Catarina de Aragon em Henrique VIII e foi a irmã Stephanie no filme sobre Madre Teresa de Calcutá, rodado no Sri Lanka. Sobre a opinião do marido e da mãe, Carmem Mayrink Veiga, a respeito de sua escolha, Antônia se limita a dizer, seca: “A família aprova.” A partir da sexta-feira 10 de setembro os brasileiros poderão conferir seu talento no filme Irmãos de fé, com o padre Marcelo Rossi e direção de Moacyr Góes, no qual faz uma ponta e contracena com Thiago Lacerda. “Estou feliz, mas é bem trabalhoso. Tenho que me empenhar demais”, confessa, com uma sensual voz grave. “Me considero no primeiro degrau de uma escada sem fim.”

A preferida

Toda estação é assim. Antes de lançar sua coleção, a estilista Adriana Barra deixa sua clientela hype – Marisa Monte adora suas roupas – com água na boca por meio de suas malas-diretas conceituais. Uma mais especial que a outra. Para o verão 2005 – que será lançado dia 23 com festa no restaurante Ruella, de Danielle Dahoui, nova namorada do ex-jogador e bonitão Raí, em São Paulo –, Adriana preparou uma surpresa: o primeiro catálogo da grife homônima. No lugar de modelos estão amigas e amigos da estilista como, por exemplo, a VJ Didi Wagner, fã do trabalho de Adriana. “Nossas filhas têm quatro meses de diferença. Trocamos muitas figurinhas durante a gravidez”, conta Didi. Durante a sessão de cliques, a apresentadora aproveitou para treinar o seu francês com o fotógrafo Frederic Jean, marido da estilista.