No universo criado por Jorge Amado, a população é nômade e sempre transita pelos seus livros. Auto-intitulado “romancista de prostitutas e vagabundos, das roças de cacau e ladeiras da Bahia”, o escritor morto em 2001 encontrava no cotidiano material para suas obras, criando-as como um painel da vida brasileira. Daí seu pouco interesse por narrativas curtas. Os textos incluídos em Cinco histórias (Casa de Palavras/Fundação Casa de Jorge Amado, 116 págs., R$ 60), que será lançado na terça-feira 31, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, originalmente foram publicados em revistas e antologias, mas só agora estão reunidos pela primeira vez num mesmo volume. Salta aos olhos que, mesmo no formato menos conhecido do escritor, seu espírito se mantém intocado. Seja na presença de personagens de seus romances, como Teresa Batista ou a moça de olhos arregalados de Quincas Berro D’água, seja nos achados verbais, na filosofia de boteco, no fatalismo dos desvalidos que nestes contos ele soube tão bem recriar.

De acordo com a proposta da Fundação Casa de Jorge Amado, que, além de publicações do autor e sobre ele, funciona como incentivadora das artes
baianas, a edição é ilustrada por artistas plásticos que trabalharam sob
encomenda conforme o assunto. O veterano Calasans Neto – ilustrador
original dos livros Teresa Batista cansada de guerra e de Tieta do agreste
ficou com a história de amor impossível De como o mulato porciúncula
descarregou seu defunto
, publicada nos anos 1960. Datam da mesma época De jogos de dados e dos rígidos princípios, uma lição de caráter com imagens de Sergio Rabinovich, e As mortes e o triunfo de Rosalinda, outra história de amor impossível ilustrada por Murilo. O artista J. Cunha encarregou-se do texto mais antigo, História de Carnaval, da década de 1950, e Bel Barbosa do mais recente, O episódio de Siroca, dos anos 1980. Em ambos os casos, mais amor, mais abnegação, mas sempre um delicioso passeio pelo mundo de Jorge Amado.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias