Eleições 2010

Ibope mostra Dilma com 58% e Serra com 42%

Resultado oficial deve sair por volta das 22h

Ibope mostra Dilma com 58% e Serra com 42%

Pesquisa boca de urna realizada neste domingo pelo Ibope e divulgada pela Rede Globo aponta que a candidata à presidência da República Dilma Rousseff (PT) tem 58% dos votos. O tucano José Serra aparece com 42%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

O Ibope ouviu 54.400 eleitores em 498 municípios no dia 31 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo número 38132/2010.

Em Brasília

A petista Dilma Rousseff voltou para Brasília por volta das 15 h da tarde. Do aeroporto, ela foi para a sua casa, onde aguarda o resultado da apuração. Após os resultados serem apurados, ela seguirá para um hotel para fazer um pronunciamento à imprensa, e de lá seguirá para o Palácio da Alvorada, para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Em São Paulo

O candidato do PSDB, José Serra, aguarda o resultado do pleito em São Paulo e também deve fazer um pronciamento.
 

José Serra vota na capital paulista

A repórter Juliana Dal Piva acompanhou a votação do candidato à presidência José Serra e conta como foi
 

 

Fernando Henrique em São Paulo

O repórter André Julião acompanhou a votação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ouça o podcast e saiba como foi
 

 

Votação de Lula

A editora Solange Azevedo acompanhou a votação do presidente Lula. Ouça e saiba como foi
 

 

Dilma vota em Porto Alegre

Ouça a conversa com a repórter Luiza Villaméa, que acompanhou a votação da candidata Dilma Rousseff
 

 

 

dia_eleicao.jpg

 

 

 

Dilma viaja para Brasília
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, embarcou no início da tarde deste domingo (31) para Brasília, do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Dilma vai acompanhar a contagem de votos nas urnas ao lado do presidente Lula, no Palácio da Alvorada. A candidata usou a maior parte do dia para se encontrar com familiares.

Serra almoça com Goldman
O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, almoça no começo da tarde deste domingo com o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da capital. Serra votou no fim desta manhã no Colégio Santa Cruz, na zona oeste da capital paulista, acompanhado da esposa Mônica Serra, de Goldman, do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM).
 

Divulgação dos resultados

A divulgação dos resultados da eleição para presidente da República só começará a partir das 19 horas deste domingo (31), quando todos os Estados já tiverem encerrado a votação. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O horário de votação vai das 8 às 17 horas, mas seis Estados da Região Norte têm fuso horário com uma hora a menos em relação a Brasília. Além disso, alguns Estados não participam do horário de verão.
Com relação ao resultado da eleição para governador nos Estados em que a disputa será definida no segundo turno, a divulgação poderá ser feita a partir das 17 horas de cada Estado. O TSE informa que os interessados poderão acompanhar a apuração dos votos por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) na internet.

Urnas substituídas

Do total de 81.806 urnas eletrônicas usadas em São Paulo neste turno da eleição presidencial, 124 foram substituídas na manhã deste domingo (31) por outros aparelhos. O número de substituições equivale a 0,152% das utilizadas em todo o Estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O primeiro boletim divulgado pelo TRE-SP, às 10h23, detalha que a maior parte das substituições foi realizada no interior do Estado – foram 111 máquinas ou 0,188% de um total de 58.964 urnas. No capital, foram 13 substituições, ou 0,057% de um total de 22.842 urnas.

MG
Em Minas Gerais, do total de 43.851 urnas eletrônicas utilizadas no Estado durante o segundo turno da eleição presidencial, 78 delas foram substituídas até pouco antes das 10 horas. O número de substituições equivale a 0,18% das urnas utilizadas em todo o estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Até o momento, uma única ocorrência policial foi registrada em todo o Estado. Segundo representantes do TRE, um homem foi preso no município de Araguari, no Triângulo Mineiro, após arremessar um chinelo no mesário de sua seção eleitoral devido à demora da fila para votação. O cidadão foi levado para uma delegacia.

PR
No Paraná, o TRE registrou 57 ocorrências de problemas relacionados ao funcionamento de urnas eletrônicas até as 10h30 deste domingo. Segundo as autoridades locais, 46 urnas foram substituídas e 11 sofreram alguma forma de conserto. De acordo com representantes do TRE paranaense, oito das 46 urnas substituídas estavam sendo utilizadas na capital, Curitiba. Em todo o Estado, há 24.558 urnas sendo utilizadas no segundo turno.