Assista ao trailer:

Discovery_site.jpg

 

chamada.jpg

Les Stroud volta à televisão e a condições extremas de sobrevivência na série “Mundos Perdidos com Les Stroud”, que estreia no dia 28 no Discovery Channel e terá 10 episódios. Famoso graças a sua série anterior, “Survivorman”, exibida no mesmo canal, o canadense agora não passa mais dias e dias sozinho – apenas com equipamento de filmagem – em lugares inóspitos.

No novo programa, ele convive com tribos de diferentes partes do globo, e mostra não apenas como eles sobrevivem em locais nada hospitaleiros e usam a natureza a seu favor, como também acompanha e participa de seus rituais religiosos e culturais. Daí o mote original da série “Beyond Survival” (“Além da sobrevivência”).

Num dos episódios, na Namíbia, Stroud – que também é instrutor de esportes de aventura – participa de uma dança ritual com velhos xamãs que fazem passos em volta de uma fogueira até caírem de exaustão. Depois de um tempo deitados na areia, eles se levantam e voltam a dançar.

img1.jpg

 

 

 

No segundo episódio, na Malásia, ele convive com nômades aquáticos, que passam boa parte do tempo em barcos no meio do oceano e param em ilhas para coletar material para suas embarcações e palafitas na praia. Imitando os nativos, Stroud mergulha em áreas de recife de coral usando uma técnica rudimentar de mergulho, no qual usa uma mangueira ligada a um compressor de ar. “Senti muita náusea e dor de cabeça”, conta.

“Quando estava filmando ‘Survivorman’, eu podia aprender muito com os povos indígenas ao redor do mundo e isso era muito excitante para mim”, disse Stroud numa confererência por telefone com jornalistas do mundo inteiro, que ISTOÉ participou. “Mas eu também descobri que eles tinham coisas incríveis para ensinar em termos de cultura. Mesmo com o mundo moderno invadindo suas vidas, eles continuam a manter as crenças religiosas. É uma sobrevivência cultural”, define.

img.jpg

 

 

 

E como essas pessoas seguem suas tradições mesmo com o bombardeio constante de modernidade? “Essa é a grande questão da série”, diz Stroud. “Por um lado, eles mantém sua aptidão para lidar com a selva e o deserto. Por outro, assimilaram o mundo moderno”.

Ele cita os inuítes, na parte ártica do Canadá, que continuam caçando focas e baleias, mas agora usam trenós motorizados e espingardas. Stroud também diz que era comum nas viagens ver cabanas de palha com antenas de TV via satélite do lado de fora. Todos esses povos, independente dos meios que usem, seguem uma lei básica de sobrevivência das espécies: se adaptar.

MUNDOS PERDIDOS COM LES STROUD
Estreia: quinta-feira, 28 de outubro, às 22h