21/10/2010 - 15:47
Confira o vídeo exibido no SBT:
A tumultuada caminhada do candidato à presidência José Serra no Rio de Janeiro na quarta-feira 20 acabou rendendo visibilidade negativa para o PSDB. Durante o ato, que contou com a participação de cabos eleitorais do PT e de Serra, o tucano foi atingido por um objeto na cabeça. Nota do PSDB apontou que se tratava de “um objeto pesado”.
No entanto, vídeo feito por cinegrafistas do SBT mostra que o objeto, que parece ser leve, se assemelha a uma bola de papel amassado. No momento do impacto, o candidato não esboça nenhuma reação de dor. Simplesmente olha para o objeto que caiu no chão à sua direita e continua a caminhada. O vídeo também aponta que, só minutos depois, após receber um telefonema, é que o candidato começa a demontrar sinais de que o objeto o havia machucado. Em plena era da informação, na qual somos constantemente vigiados por câmeras, chega a ser de má fé imaginar que uma armação do tipo poderia passar desapercbida pelos olhos digitais. O tiro saiu pela culatra.
Alegando tontura e náuseas, Serra foi levado para o hospital Samaritano, no Botafogo, e submetido a uma tomografia. O médico que o atendeu, Jacob Kligerman, recomendou 24 horas de repouso. O candidato, então, cancelou o restante de sua agenda no Rio. O episódio deu grande visibilidade ao PSDB, mas acabou não convencendo o eleitor e virando motivo de piadas na internet.
Piadas
Na rede de microblogs Twitter, o assunto chegou a figurar entre os mais comentados do Brasil e do mundo. Os termos “tomografia” e “#bola-de-papel-facts” ficaram entre os 10 mais comentados entre os brasileiros na rede.
Os internautas também ligaram o fato ao espetáculo forjado pelo goleiro chileno Roberto Rojas em 1989. Durante um jogo no Maracanã contra o Brasil que decidiria a classificação para a copa de 1990, o jogador simulou ter sido atingido por um rojão que caiu ao seu lado no campo. Usando uma gilete, Rojas chegou inclusive a cortar o supercícilio para reforçar o teatro. No final, o atleta acabou desmascarado pelas câmeras e a seleção chilena foi suspensa do futebol mundial. A expressão #serrarojas ficou entre os três termos mais usados no Twitter dos brasileiros.
Leia mais:
Serra ataca os institutos de pesquisa
Agressores atiram bexigas com água contra Dilma, mas erram alvo
Serra bate boca. E bate cabeça
As contradições de Serra no "Jornal Nacional"
Dilma lidera com 51% e Serra tem 39%
A armação de Serra