03/10/2010 - 19:23
Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e conquistaram neste domingo o título do Mundial Feminino de Basquete, disputado na República Checa. As atletas foram campeãs pela oitava vez na história da competição, repetindo os feitos de 1953, 1957, 1979, 1986, 1990, 1998 e 2002.
Com o título, as norte-americanas também retomaram a hegemonia no basquete feminino, que havia sido perdida na última edição do Mundial, há quatro anos, no Brasil, quando a Austrália foi a campeã. E a conquista na República Checa ainda garantiu aos Estados Unidos uma vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.
A cestinha da final do campeonato foi a armadora norte-americana Angel McCoughtry, com 18 pontos, enquanto Diana Taurasi contribuiu com outros 16 e Tina Charles conseguiu fazer 13 pontos e pegar 10 rebotes. No lado da vice-campeã República Checa, o destaque foi a pivô Petra Kulichová, com 14 pontos.
Jogando em casa, com apoio de sua torcida, a República Checa começou bem a partida e dificultou o trabalho dos Estados Unidos. No final do primeiro tempo, o placar apontava uma pequena vantagem, de cinco pontos, para as norte-americanas – 40 a 35.
No terceiro quarto, no entanto, o panorama do jogo mudou. Os Estados Unidos tomaram o controle, melhoraram o aproveitamento nos arremessos e, com muita força no garrafão, abriram vantagem no marcador. No total, foram 44 rebotes para as norte-americanas, sendo 19 ofensivos, contra apenas 29 das checas, o que fez com que a diferença chegasse a 25 pontos. No último período, foi só administrar a partida e esperar o apito final.
Apesar da derrota, a torcida reconheceu o esforço das anfitriãs, que realizaram campanha surpreendente, passando por equipes favoritas, como a Austrália, para chegar à decisão, e aplaudiram de pé as jogadoras que levaram a República Checa à sua melhor colocação na história de um Mundial de Basquete, tanto no masculino quanto no feminino.
Enquanto isso, a campanha brasileira foi decepcionante no Mundial da República Checa. Depois de uma primeira fase ruim, na qual foi derrotada pela Coreia do Sul e pela Espanha, a seleção melhorou um pouco, conseguiu vencer o Japão, mas acabou eliminada pelas checas. Após bater o Canadá e novamente as japonesas, o Brasil encerrou sua participação na nona posição.