i53466.jpgA seleção para o nono Big Brother Brasil começou dia 22. Mais de 40 mil pessoas se inscreveram para o último programa, número que deve se repetir nesta edição. O prêmio de R$ 1 milhão é atrativo, mas é a vaidade que faz do BBB um fenômeno, revela estudo da psicóloga Andréa Vaz Cid, da Universidade de Brasília. Na pesquisa, ela analisou o narcisismo no Orkut e no BBB e entrevistou jovens que diziam estar em busca da fama. "O que importa para esses indivíduos é ser admirado e receber um tratamento especial em qualquer situação. Dinheiro e qual a atividade que exercerá para alcançar o sucesso não faz diferença", diz ela. Entre os perfis de candidatos que podem ser lidos no site da Globo há descrições como "adoro ser o centro das atenções".

Sabrina Sato, 27 anos, do Pânico, na Rede TV, uma das poucas ex-BBBs que não voltou ao anonimato, admite que seu sonho era a fama. "Entrei pensando nas oportunidades que apareceriam depois." A apresentadora Íris Stefanelli, 29 anos, do programa TV Fama, também ex- BBB, tornou-se ícone do sucesso a qualquer preço. Ao ser eliminada, deixou claro que queria ser "artista". Conseguiu. "Me sinto especial ao ser reconhecida nas ruas", diz. O desejo de não ser comum sempre existiu, diz a professora de história Denise Santanna, da PUC de São Paulo. O problema, segundo o psiquiatra Thiago Fidalgo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é quando a fama se torna uma busca obstinada. "A mínima falta de reconhecimento causará frustração."

Mas os 15 minutos de fama dos desconhecidos podem ser divertidos. Uma das febres da internet é o americano Matt Harding, 31 anos, criador do vídeo "Dancing". Ex-designer de games, ele viajou por 79 países e onde aporta faz uma dança esquisita diante das câmeras. O vídeo com um apanhado das viagens foi visto por mais de dez milhões de internautas. Hoje, uma empresa de chicletes patrocina seus tours. Matt passou a convidar os internautas pelo site wherethehellismatt.com a participarem dos vídeos. Onde quer que Matt vá, lá estão os seguidores da dancinha. No final de maio, ele esteve no Rio de Janeiro e em São Paulo e, claro, foi acompanhado nos passos pelos fãs brasileiros.

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