pic_Paulo-Lima.jpg

Enquanto Fidel Castro dá aviso prévio a algumas centenas de milhares de funcionários públicos cubanos e sugere que eles “se virem” e busquem trabalho por conta própria, a evolução que o mercado de trabalho vem experimentando nas últimas décadas no Brasil, não por causa, mas apesar de governos, tem gerado um nível de especialização e de capilaridade de atividades que ainda surpreende. Marcela Barros talvez seja um bom exemplo.

Pouco tempo depois de ter virado a simbólica casa dos 30, formada em administração de empresas, Marcela se viu numa espécie de situação que teima em confundir muita gente. Aquilo que costuma ser classificado como zona de conforto. Um trabalho mais ou menos, um salário mais ou menos, emoções mais ou menos.Uma vida cada vez mais menos. 
Trabalhando na agência de turismo que fundou, sem exatamente se encantar pela atividade, vivia espremida entre uma rotina afobada e competitiva e as contas de cada mês. Assim, ela assistiu por alguns anos às folhas do calendário sendo destacadas e indo para o lixo num ritmo compassado, morno e angustiante.

Um belo dia, atendendo ao pedido da irmã, juntando a experiência de fotógrafa amadora esforçada à de um parto bem-sucedido no qual deu à luz sua filha Isabela, ela resolveu encarar, incentivada pelo amigo obstetra Renato Kalil, a tarefa de registrar a intimidade de um dos momentos mais maravilhosamente mágicos que se pode presenciar nesta dimensão: o nascimento de um bebê. Talvez pela sua natureza tranquila, por ter vivido a experiência de ser mãe pouco antes, pelo fato de estar ao lado da irmã e do cunhado ou por conta de uma sensibilidade extra que costumam chamar de talento, Marcela produziu imagens emocionantes. As fotografias conseguiam contar coisas que nenhuma das pessoas envolvidas ali era capaz de dizer.

O pessoal da agência de turismo nada pôde fazer, além de tocar o negócio sem a dona. O processo foi rápido e natural como um bom parto. Nasceu aquela que talvez tenha sido uma das primeiras fotógrafas especializadas em partos do Brasil. O negócio vai bem. A irresistível fusão de foco (nesse caso nos dois sentidos), paixão e talento, dizem os especialistas em gestão, gera valor e faz uma empresa prosperar. Não lhe faltam clientes. Marcela é uma empreendedora que soube inovar, para usar a palavra da vez no mundo dos negócios. Inovou a si mesma. E não para de sorrir.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias