Saúde da mulher

10 frutas que te ajudam a conquistar uma pele perfeita

Crédito: Freepik

Os cuidados com a pele fazem parte da rotina de beleza de muitas mulheres, mas o skincare sozinho não consegue fazer grandes transformações na cútis. Para quem quer conquistar uma pele hidratada, com viço, livre de manchas e linhas de expressão, a melhor opção é aliar os cosméticos a alimentação adequada. 


+ A importância dos ácidos na rotina de cuidados com a pele e como usá-los

+ Descubra qual é a melhor dieta de acordo com o seu tipo de pele

Ao “PopSugar”, a dermatologista Dendy Engelman e a nutricionista Kristen Fleming declararam as frutas como grandes aliadas a saúde como um todo, inclusive da derme. Esses alimentos naturais são ricos em nutrientes que favorecem a pele, como antioxidantes e vitaminas, por isso devem fazer parte de toda dieta.

Confira a seguir as 10 principais frutas para conquistar uma pele perfeita, segundo as especialistas.

Abacate

Segundo Engleman, frutas mais gordurosas, como o abacate, sustentam as estruturas de colágeno e elastina da pele, mantendo-a jovem por mais tempo. O alimento também é rico em antioxidantes e gorduras saudáveis, como o ácido oleico, e contém compostos que podem proteger a pele dos danos do sol.

Ameixa

As ameixas também são aliadas a pele perfeita, pois têm ação antioxidante que neutraliza os radicais livres e ajuda a combater o envelhecimento e os danos ambientais, atuando como proteção contra os raios ultravioletas.

Banana

Além de saciar e energizar, a banana contém fenólicos e antimicrobianos, que auxiliam no tratamento da acne e suas cicatrizes, e ainda favorecem a produção de colágeno.

Coco

O coco, além de ser o queridinho do verão brasileiro, também é um potente hidratante e antiacne, graças a sua composição de ácido láurico.

Frutas vermelhas

Além de deliciosas, as frutas vermelhas — morangos, amoras, framboesas e mirtilos — são ricas em antioxidantes, como vitamina C, que promove o colágeno, e vitamina A, que ajuda a tratar a acne e prevenir rugas e linhas finas. “Ambas as vitaminas também são usadas para melhorar a hiperpigmentação”, destaca Kristen Fleming.

Laranja

As laranjas auxiliam na produção de colágeno e ajudam a uniformizar o tom e a textura da pele. Segundo a dermatologista, quando consumidas inteiras, tornam a pele mais firme e minimizam os sinais de envelhecimento.

Mamão

“O mamão contém enzimas chamadas papaína e quimopapaína, que ajudam a reduzir a inflamação. Eles também podem ajudar na defesa contra danos à pele, prevenir o envelhecimento prematuro e melhorar a elasticidade devido à alta quantidade de antioxidantes”, explica Dendy.

Manga

“A manga é uma fonte rica em beta-caroteno e precursora de vitamina A, que tem benefícios para o envelhecimento e pele acneica”, destaca a nutricionista.

Melancia

A melancia além de ser uma ótima opção para se refrescar no verão, tem benefícios para a pele que duram o ano todo. “Frutas densas em água, como a melancia, são ótimas fontes de hidratação, o que é fundamental para manter a pele saudável e com aparência jovem”, garante a dermatologista.

Composta por 93% de água e rica em ácido málico, ela ajuda a remover as células mortas da camada superior da pele, fazendo com que a cútis fique mais lisa e uniforme.

Romã

A romã soma benefícios devido sua composição de antioxidantes, como a vitamina C, que reduz a inflamação da pele. Além disso, é uma ótima opção para combater o crescimento de fungos e bactérias na cútis, o que pode prevenir a acne e dar viço a pele.