Saúde da mulher

10 esportes aquáticos que você pode experimentar neste verão 

Crédito: Freepik

Chegou a hora! O verão está batendo à porta e trazendo consigo toda a diversão que só os dias de calor podem proporcionar. E os esportes aquáticos são uma ótima forma de manter o corpo ativo enquanto se aproveita a estação mais quente do ano. 

+ Como escolher o protetor solar ideal para seu tipo de pele

+ Dicas para tonificar os músculos no verão

Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, praticar esportes na água pode diminuir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, além de ser um estímulo positivo para a saúde mental. A seguir, confira 10 esportes aquáticos para todos os gostos, idades e níveis de habilidade e escolha o seu.

Bodyboarding

Pixabay

Nível: Principiante

No bodyboarding, utiliza-se uma prancha para deslizar pelas ondas em direção à areia. Você pode pegar ondas pequenas ou grandes, e o esporte pode te ajudar a se familiarizar com a prancha e com as ondas antes de começar a surfar. 

Snorkeling

Unsplash

Nível: Principiante

O mergulho com snorkel é uma forma de observar a vida marinha sem perturbar seu ecossistema, e o equipamento é acessível e pode ser encontrado em qualquer loja de artigos esportivos.

Hidroginástica

Freepik

Nível: Principiante

Para quem deseja integrar a piscina aos seus treinos, a hidroginástica é uma ótima opção. As aulas são oferecidas na maioria das academias e clubes, e representam um exercício de baixo impacto, perfeito para quem está superando lesões. Se você quer diversificar, alguns locais oferecem até ioga flutuante, spin aquático e Zumba aquática.

Canoagem

Freepik

Nível: Principiante

A canoagem é um ótimo treino para os braços e o abdômen, e pode ser muito relaxante e uma oportunidade de praticar uma atividade em família. Experimente preparar um piquenique para ser consumido dentro da canoa para tornar a experiência ainda mais familiar e divertida.

Jet ski

Pixabay

Nível: Principiante

Para começar a praticar com um jet ski, garanta que seu veículo está em conformidade com a lei. Eles são uma ótima forma de explorar rios, lagos e praias de maneira descontraída.

Mergulho livre guiado

Pexels

Nível: Intermediário

Essa categoria de mergulho consiste na respiração embaixo da água utilizando somente o ar dos pulmões, portanto, a dificuldade depende unicamente da sua habilidade em segurar a respiração. O mergulho livre pode te proporcionar maior conhecimento sobre a vida marinha, além de testar suas habilidades de nado. A prática deve ser feita com o acompanhamento de um guia.

Stand up paddle

Freepik

Nível: Intermediário

Apesar de parecer um exercício que exige pouco esforço, o stand up paddle trabalha muito bem os braços, pernas e abdômen. Caso você não se sinta preparada para ficar em pé na prancha, experimente começar sentada ou ajoelhada.

Surfe

Pexels

Nível: Intermediário

Quem nunca admirou as habilidades dos surfistas pela televisão? Essa pode ser a hora de trazer a admiração para a vida real e começar sua própria experiência com a prancha. Muitas praias, principalmente no verão, contam com aulas de surfe para todos os níveis.

Você também pode convidar amigos que já tenham experiência com as ondas para te ajudar. “Estar sozinha pode ser frustrante, então ter uma companhia ajuda. É como ter um colega de academia para apoiá-la e motivá-la, e também pode ajudá-la caso você tenha problemas”, explica a ex-surfista profissional Jessi Miley-Dyer.

Polo aquático

Unsplash

Nível: Intermediário



O polo aquático é uma boa maneira de integrar os esportes aquáticos às atividades com a família ou amigos. Além disso, o esporte promove exercícios para o corpo todo. Comece com dois times, dois gols e uma bola e divirta-se!

Caiaque

Unsplash

Nível: Todos os níveis

Alguns resorts, acampamentos e clubes oferecem a prática de caiaquismo com o acompanhamento de um profissional. Se você mora perto de uma praia, rio ou lago, também pode contratar um professor particular. 


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua