10 curiosidades sobre Pablo Picasso

Crédito: Reprodução

10 curiosidades sobre Pablo Picasso (Crédito: Reprodução)


Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século 20 e permaneceu ativo e criativo até sua morte, aos 91 anos. Foi um artista prolífico por ter passado por muitos períodos e estilos artísticos durante sua vida. E, como costuma acontecer com os gênios, sua história pessoal é tão interessante quanto sua obra.

+ Amor e ódio na arte com Picasso e Matisse
+ Pintura a óleo de Picasso é vendida por US$103 milhões em leilão
+ Van Gogh, Picasso e Munch, protagonistas de leilões em Paris e Londres

Picasso foi uma criança prodígio e sua produção artística começou muito jovem, sob influência do pai e inspirado por mestres da pintura de seu próprio país, como Diego Velázquez e Francisco Goya. Na França, desenvolveu praticamente toda a sua trajetória profissional, inspirado e sendo inspirado por outros artistas conterrâneos. Ele foi um indivíduo altamente complexo e existem muitos detalhes fascinantes de sua vida que ajudam a enriquecer a compreensão de sua obra:

1 – Seu pai era artista – Seu pai, José Ruiz y Blasco, era pintor e professor de arte. Ele foi responsável por começar a educação artística de Picasso aos sete anos, impondo um rigor acadêmico que desafiou as habilidades de Picasso desde a infância.

2 – Seu nome tinha 23 palavras – Seu nome completo era enorme: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Mártir Patricio Clito Ruíz y Picasso. Curiosamente, seu famoso sobrenome vem de sua mãe, María Picasso y López.

3- Sua primeira palavra foi lápis – Ao invés de dizer papai ou mamãe como primeira palavra, Picasso disse ‘piz’, que é a abreviação de lápis.

4- Fez sua primeira pintura aos nove anos – Sua primeira pintura, “O Picador”, foi concluída quando ele tinha apenas nove anos. Precocemente também, foi admitido na Escola de Belas Artes de Barcelona aos trezes anos. Ele foi capaz de realizar em apenas uma semana o rigoroso exame de admissão, que normalmente levava um mês para ser concluído.

5- A cria e o criador – Quando Picasso tinha apenas treze anos, seu pai o encontrou pintando um esboço inacabado de um pombo de Ruiz. Ficou tão impressionado com Picasso que anunciou sua saída do mundo das artes, pois seu filho adolescente já havia superado sua capacidade artística. Com isso, pai e filho passariam a ter um relacionamento instável, repleto de disputa e de discussões.

6 – Todo tipo de arte – Picasso foi pintor, escultor, ceramista, poeta, dramaturgo e cenógrafo. Ele desenhou cenários cubistas e figurinos para várias produções, que se tornaram mais celebradas com o tempo. Produziu mais de 300 poemas e escreveu duas peças de longa-metragem.

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

7 – Acusaram de roubar a Mona Lisa – Em 1911, quando Picasso tinha 29 anos, a Mona Lisa foi roubada do Louvre. Ele chegou a ser interrogado como suspeito de ter roubado o quadro de Leonardo da Vinci. Alguns anos depois, a polícia descobriu que um funcionário italiano do Louvre é quem tinha furtado a pintura mais famosa do mundo.

8 – Inventou a colagem – Picasso inventou a colagem como a conhecemos atualmente junto com Georges Braque, co-fundador do cubismo. Ele foi o pioneiro a usar a técnica que mistura pintura com fragmentos de papel de parede e recortes de jornais colados na tela.

9 – Recordista mundial – Ao longo de sua carreira de 75 anos, Picasso produziu 13.500 pinturas e desenhos, 100.000 impressões e gravuras, 34.000 ilustrações de livros, 300 esculturas e cerâmicas, e 300 poemas. Nenhum outro artista chegou perto de ser tão prolífico durante sua vida.

10 – Desejado por todos – Picasso sempre teve seu trabalho elogiado pela crítica e pelo público. Com isso, suas obras sempre estiveram nos leilões entre as mais caras e, consequentemente, entre as mais desejadas. Especialistas indicam que mais de 1.100 obras de Picasso foram roubadas.

Se tiver uma boa história para compartilhar, aguardo sugestões pelo Instagram Keka Consiglio, Facebook ou no Twitter.

Veja também
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Com novas tattoos no rosto, Whindersson preocupa os fãs: ‘olhar triste’
+ Ex-parceiro de Cristiano Araújo é encontrado morto
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Sérgio Mallandro diz que atrapalhou sexo de Xuxa com Ayrton Senna
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


Sobre o autor

Keka Consiglio é artista plástica, jornalista e empresária do setor de comunicação. Apaixonada por arte desde criança quando começou a estudar o tema, entregou-se de vez a esse universo ao fazer cursos e visitar museus e exposições, tanto no Brasil como no exterior. Desenvolve uma arte livre, criativa, repleta de cores e de elementos baseados em temas cotidianos, tendo a sustentabilidade presente em todo o seu processo de criação. Curiosa e motivada por desafios, vive e trabalha em São Paulo, produzindo suas coleções a partir de dois estúdios. Instagram: @keka_consiglio_artista. Site: www.kekaconsiglio.com.br


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.