Coluna: Gabriela Kapim

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.

10 atividades para curtir as férias com as crianças em casa

Pexels
Foto: Pexels

Em plenas férias escolares e com a pandemia ainda limitando as possibilidades de curtição fora de casa, o perigo é a criançada ficar o dia inteiro na tela, game, celular, tablet… Simplesmente, pedir para que a criança saia do eletrônico não parece funcionar muito. Porém é fundamental limitar o tempo de tela, mesmo nas férias, a fim de abrir espaço para novas possibilidades de distração e curtição.  

Propor atividades envolventes para as crianças é um bom caminho para que com o tempo elas consigam desenvolver autonomia sem estarem “presas” à tela. Ter tempo livre pra não fazer nada é um luxo e uma ótima oportunidade de elaborar e criar novas brincadeiras.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

Eu trouxe algumas sugestões para aproveitar as férias em casa. 

  • 1 – Abusem dos analógicos: quebra-cabeça, baralho, uno, cubos, legos, jogos da memória, dominó…
  • 2 – Movimentem-se: pular corda, pular elástico, verdade ou desafio, mímica, 
  • 3 – Arrisquem-se no artesanato: pintura, tricô, crochê, bricolagem, origami, cerâmica… 
  • 4 – Prepararem juntos o Cardápio da Semana: pesquisem receitas em livros, site e app. Cada membro da família pode escolher 1 ou 2 refeições da semana. 
  • 5 – Escolham uma série juntos para maratonar. Aproveitem desde o momento de escolherem a série para trocarem ideias e conversarem. 
  • Qual deve ser o primeiro alimento oferecido ao bebê?
  • Saiba quando oferecer o primeiro alimento ao bebê
  • Como oferecer o primeiro alimento ao bebê?
  • Como, quando e qual deve ser o 1º alimento na introdução alimentar do bebê?
  • 6 – Cozinhem juntos: busquem receitas diferentes daquelas que costuma ter em casa. 
  • 7 – Criem um circuito pela casa. A casa pode até ficar uma zona, mas a diversão é garantida. E depois, vale pedir ajuda para arrumar.
  • 8 – Construam brinquedos com sucatas. Usem o próprio “lixo” de vocês para essa construção.
  • 9 – Escolham um livro para lerem juntos. Da mesma forma que a série ou as receitas, o momento de escolherem juntos já é parte da atividade.
  • 10 – Pesquisem outras fontes de atividades. Ai vai uma dica, o site: tempojunto.com tem outras tantas ideias incríveis para curtir com a criançada em casa.

Se você entender que não tem tempo para se envolver tanto nessa função, saiba que a criança se conecta muito mais com a qualidade do tempo que vocês estarão juntos do que com a quantidade. Então experimente reservar, pelo menos 1h, por dia para seu(sua) filho(a). Pensem juntos como vocês vão usar essa hora, qual dessas atividade dá pra fazer no tempo que vocês tem. Aproveitem-se e divirtam-se.

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho