O jovem alemão Alexander Zverev ignorou o favoritismo do suíço Stanislas Wawrinka, neste domingo, e conquistou aos 19 anos seu primeiro título no circuito da ATP, ao vencer a final do torneio de São Petersburgo de virada, por 2-6, 6-3 e 5-7.

“Não existe lugar melhor para levantar o primeiro troféu”, vibrou Zverev, que tem cidadania alemã, mas nasceu de pai russo.

O número 27 do mundo já tinha batido na trave duas vezes neste ano, ao amargar o vice-campeonato em Nice e Halle.

Atual campeão do US Open e terceiro colocado do ranking, Wawrinka não perdia uma final desde 2013 e vinha de 11 vitórias seguidas em decisões.

“Foi muito duro quando perdia por 3 a 0 no último set, mas eu me forcei a continuar a lutar. Agora, estou muito feliz por ter vencido”, vibrou Zverev, que fechou a partida em 2h23.

“Você é o futuro do tênis, fez um grande partida e mereceu ganhar”, elogiou Wawrinka.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Zverev não foi a única promessa a ganhar seu primeiro título na ATP.

O francês Lucas Pouille, de 22 anos, triunfou em casa, em Metz, ao derrotar na decisão o austríaco Dominic Thiem, número 10 do mundo e primeiro cabeça de chave do torneio.

Pouille, que ainda ocupava a 82ª posição do ranking em abril, teve uma ascensão meteórica nos últimos meses. Ele já entrou no torneio como 18º do mundo e ainda vai ganhar dois lugares, para ficar em 16º no ranking divulgada na segunda-feira.

O francês já tinha brilhado no US Open, ao chegar às quartas de final depois de eliminar o espanhol Rafael Nadal nas oitavas.

mak/ah/cd/lg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias