O príncipe William e a duquesa de Cambridge, acompanhados dos filhos, George e Charlotte, chegarão neste sábado a Victoria, oeste do Canadá, onde irão percorrer extensos territórios canadenses.

O premier do Canadá, Justin Trudeau, e a mulher, Sophie Grégoire Trudeau, receberão o casal no fim do dia com honras militares e 21 tiros de canhão.

“Os canadenses têm um afeto imenso pela família real”, disse Trudeau, que, no começo do ano, foi recebido pela rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

A expectativa tomou conta do oeste canadense antes da visita, e a pequena cidade de Victoria decorou a região do Parlamento.

O casal ficará hospedado na mansão do governador geral, representante da monarquia britânica no Canadá.

Cinco anos depois de sua primeira viagem ao Canadá, em lua de mel, o casal irá percorrer por oito dias as paisagens da costa canadense do Pacífico, com atividades em comunidades ameríndias ou carentes.

George, 3, e Charlotte, 1, ficarão com a babá em Victoria, capital de British Columbia, na ilha de Vancouver.

Neste domingo, em Vancouver, William e Kate darão início às atividades no Canadá – acompanhados de Trudeau e a mulher – com uma visita a um centro de acolhida de refugiados e crianças com atraso mental.

A duquesa de Cambridge e a mulher de Trudeau também visitarão uma residência para mulheres com dependência química.

O restante da viagem levará Kate e William a uma ilha onde ocorrerá uma cerimônia tradicional em torno de um tótem, e, em seguida, eles farão um passeio por uma floresta, antes de seguirem para Whitehorse, em Yukon.

William e Kate reservaram para o fim da viagem uma grande festa popular, onde os habitantes de Victoria poderão tirar fotos do casal e de seus filhos.

O príncipe e a duquesa de Cambridge partirão em um hidroavião do porto de Victoria em 1º de outubro, para embarcar no avião oficial e retornar ao Reino Unido.