Atual campeão do US Open, o suíço Stanislas Wawrinka garantiu neste sábado sua vaga para a decisão do torneio de São Petersburgo, na Rússia, onde enfrentará o alemão Alexander Zverev, de apenas 19 anos.

Número 3 do mundo, ‘Stanimal’ despachou o espanhol Roberto Bautista Agut (16º) por 7-6 (10/8) e 6-2, em 1h50 de jogo.

O suíço de 31 anos, que triunfou no Grand Slam nova-iorquino há duas semanas, disputará sua quinta final da temporada, sendo que venceu as quatro primeiras.

“Hoje, foi um jogo difícil e estou feliz com a maneira com que lutei para encontrar soluções”, comemorou.

Wawrinka terá que encarar com cautela o duelo com Zverev. Mesmo ocupando ‘apenas’ a 27ª posição no ranking, o jovem alemão superou o tcheco Tomas Berdych (9º) com autoridade por duplo 6-4, em apenas 1h20 de jogo.

Será sua terceira final da temporada, depois de amargar dois vice-campeonatos, em Nice e Halle.

Em Metz, o francês Lucas Pouille (18º), que foi uma das sensações do US Open ao chegar às quartas de final depois de eliminar Rafael Nadal, enfrentará na final o austríaco Dominic Thiem, em duelo entre duas promessas do tênis mundial.

No feminino, a ucraniana Lesia Tsurenko, número 80 do mundo, surpreendeu a todos ao se sagrar campeã do torneio de Cantão, na China, com vitória por 6-4, 3-6 e 6-4 sobre a experiente sérvia Jelena Jankovic (37ª), que tinha vencido a competição no ano passado.

Em Tóquio, a dinamarquesa Caroline Wozniacki (28ª), ex-número um do mundo, supreendeu a polonesa Agnieszka Radwanska, segunda cabeça de chave, que derrotou de virada por 4-6, 7-5, 6-4 na semifinal.

Ela decidirá o título com uma tenista da casa, a japonesa Naomi Osaka (66ª), que superou a ucraniana Elina Svitolina, também de virada, por 1-6, 6-3 e 6-2

adc/tba/lg