Mundo

Vulcão de Fogo aumenta intensidade de erupções na Guatemala

Vulcão de Fogo aumenta intensidade de erupções na Guatemala

O Vulcão de Fogo em erupção, no dia 5 de maio de 2017, em Alotenango, Guatemala - AFP/Arquivos

O Vulcão de Fogo, perto da capital da Guatemala, aumentou nesta quarta-feira a intensidade das suas erupções, lançando cinzas em povoados próximos, informou a Proteção Civil, que por enquanto não considera necessário realizar evacuações preventivas.

O colosso de 3.763 metros de altura lançou colunas de cinzas que alcançam quase 1.200 metros sobre a cratera, causando a queda de finas partículas no centro urbano do município de San Pedro Yepocapa, assim como nas comunidades Sangre de Cristo, Finca Palo Verde e El Porvenir.

“Foram reportadas ondas de choque moderadas e fortes, resultado das explosões e retumbâncias. As ondas de choque causam vibração em tetos de casas que se encontram localizadas perto do vulcão”, indicou David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Ele explicou que a princípio não será necessário realizar evacuações preventivas, mas que o organismo se mantém atento perante a possibilidade de aumento das erupções.

O Instituto de Vulcanologia recomendou precaução na navegação aérea devido às cinzas que se deslocam para o oeste e sudoeste do vulcão.

Em setembro de 2012, o Vulcão de Fogo provocou a última emergência por erupção na Guatemala, com a evacuação de cerca de 10.000 habitantes da zona.

Na Guatemala também estão ativos os vulcões Santiaguito (oeste) e Pacaya (sul), este último a 20 km da capital.