Desde novembro do ano passado, o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo, está de portas abertas para visitação pública. Localizado em pleno Vale do Anhangabaú, no centro da capital, o prédio é considerado um dos cartões-postais da cidade e possui estilo que remete a construções italianas da década de 1930. A visitação é gratuita e precisa ser agendada.

Quem quer fazer o tour dever fazer o agendamento por meio do e-mail visitaedificiomatarazzo@spturis.com, até às 14h do dia anterior à visita. Os passeios acontecem nas segundas, quartas e sextas, nos horários das 12h, 17h e 19h; nas terças e quintas, às 11h, 15h e 19h, e aos sábados, às 10h30, 14h30 e 16h30, com visitação ao gabinete do prefeito. A duração do passeio é de uma hora, com grupos de até dez pessoas.

No prédio, os visitantes vão receber informações sobre a história do edifício e das obras de artes que estão nele, como um grande mapa do Brasil do ano de 1939. O ponto preferido, entretanto, é a cobertura do prédio, onde há 3 mirantes e mais de 400 espécies vegetais de todas as partes do mundo. De lá, é possível ver alguns pontos turísticos bem conhecidos em São Paulo, como os edifícios Copan, Altino Arantes (Banespa) e o Theatro Municipal.

O edifício foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini. A construção foi entregue ao proprietário, Francisco Matarazzo Júnior, e funcionou como sede das indústrias da família até 1972.