A Vale anunciou o início das atividades de Centro de Operação Integradas (COI), localizado na Mina de Águas Claras (MAC), na cidade de Nova Lima (MG). Em comunicado à imprensa, a mineradora afirma que a nova estrutura tem o potencial de gerar ganhos superiores a US$ 600 milhões por ano, entre realização de preços, aumento da produtividade e redução de custos.

“O objetivo do projeto é sincronizar ainda mais as diversas etapas da operação no Brasil e no exterior e aproximá-la com a área de vendas, com ganhos em eficiência e realização de preços”, explica o diretor-executivo de Minerais Ferrosos e Carvão da Vale, Peter Poppinga.

Em 2017, na primeira fase de implantação do projeto, a empresa estruturou uma área na Mina de Águas Claras para receber o chamado COI Global. No espaço atuarão mais de cem empregados, segundo a Vale. Entre as atribuições do COI Global estão a definição do mix de produtos, dos planos de estoque e de blendagem nos portos da Ásia (Malásia e China) e a otimização da alocação de navios.

Ainda neste ano, a mineradora também começará a segunda fase do projeto, com a definição e planejamento dos COIs dos Corredores, sua extensão para os corredores Norte, Sul e Sudeste da Vale. Estas estruturas atuarão no estabelecimento da programação diária e semanal da mina ao porto; na coordenação das ações entre as equipes de Programação e as Salas de Controle, promovendo ações de melhoria nos desvios de planejamento; e na interação, em tempo real, com as operações locais e com o COI Global.

A Vale criará ainda um Centro de Excelência (CE) concentrado na performance dos ativos e processos mais críticos. O CE concentrará especialistas que gerarão conhecimento para ser compartilhado ao longo da cadeia de valor, estabelecendo metas de produtividade e prioridades nas melhorias a serem implantadas, além dar suporte para melhorar a produtividade e a eficiência.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias