São Paulo, 28/6 – A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) informou que a proporção de cana-de-açúcar direcionada à fabricação de açúcar na primeira quinzena de junho foi de 49,34%, enquanto 50,66% foi destinada ao etanol. O porcentual de fabricação de açúcar “retrata necessidade de fabricação do alimento já contratado para entrega no primeiro terço da safra e à baixa disponibilidade do produto nas usinas, segundo a Unica, em comunicado. “O índice, entretanto, deve ser avaliado com cautela, pois foi influenciado pela menor proporção de moagem das unidades autônomas (empresas que produzem apenas etanol) na quinzena”, ressalta a entidade.

Na primeira quinzena de junho de 2016, 21,80% da moagem do Centro-Sul foi realizada por unidades autônomas. Na mesma quinzena de 2017, as condições distintas de operacionalização da colheita entre as unidades fizeram com que esse porcentual atingisse apenas 14,94%. “Essa variação de moagem entre as unidades autônomas e anexas (usinas que produzem açúcar e etanol) fez com que o mix de produção para açúcar se elevasse na ponderação dos valores médios do Centro-Sul nos primeiros 15 dias de junho deste ano”, destaca a Única.

Em relação à produtividade agrícola, dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicam uma queda de 8,20% na produtividade agrícola média da lavoura colhida nos dois primeiros meses da safra 2017/2018 (iniciada em abril), com 79,89 toneladas de cana-de-açúcar por hectare em abril e maio deste ano, em comparação com 87,03 toneladas por hectare verificadas no mesmo período da última safra 2016/17.

Etanol

O volume de etanol comercializado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somou 1,02 bilhão de litros na primeira quinzena de junho de 2017. Desse total, apenas 70,39 milhões de litros foram destinados à exportação (queda de 40,73%) e 948,28 milhões de litros ao mercado interno, informou a Única.

No mercado doméstico, as vendas de etanol anidro somaram 407,03 milhões de litros, com aumento de 8,99% em relação aos 373,47 milhões de litros observados na mesma quinzena do último ano.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

As vendas quinzenais de etanol hidratado ao mercado interno, por sua vez, alcançaram 541,24 milhões de litros no início de junho. Considerando que a primeira quinzena do mês apresentou dois dias úteis a menos que a segunda quinzena de maio, esse valor remete a um avanço de 8,20% nas vendas diárias de hidratado: 54,12 milhões de litros comercializado por dia útil na primeira quinzena de junho, em comparação com 50,02 milhões de litros verificados na segunda metade de maio.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias