Turquia inicia construção de ponte suspensa mais longa do mundo

Turquia inicia construção de ponte suspensa mais longa do mundo

As obras de construção da ponte suspensa mais longa do mundo começaram neste sábado na Turquia com o objetivo de abrir uma nova via de união entre a Europa e a Ásia, sobre o estreito de Dardanelos.

A ponte, que terá seis pistas, deixará um espaço livre de 2.023 metros entre seus pilares principais para facilitar a navegação entre os mares Egeu e de Mármara, indicou a agência de notícias do governo, Anatólia.

A construção deverá ser inaugurada em seis anos, para o centenário de criação da República turca por Mustafa Kemal Atatürk, em 2023.

O projeto, com um custo estimado de 2,76 bilhões de dólares, está a cargo de um consórcio integrado pelas empresas sul-coreanas SK e Daelim, associadas às empresas turcas Limak e Yapi Merkezi.

O início dos trabalhos coincide com o dia de comemoração da batalha dos Dardanelos, que começou em março de 1915, em que durante nove meses as tropas francesas e inglesas enfrentaram as do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial.

Esta ponte será a primeira sobre o estreito de Dardanelos. Seu espaço entre os pilares superará em 32 metros a japonesa Akashi Kaikyo como a ponte suspensa mais longa do planeta.