Os turistas em Key West receberam uma ordem de evacuação obrigatória, em um momento em que o furacão Irma, uma potente tempestade de categoria 5, avança em direção à cadeia de ilhas ao sul da Flórida, disseram autoridades nesta terça-feira.

Espera-se que os visitantes comecem a sair da ilha ao nascer do sol de quarta-feira, e uma ordem para os residentes em breve será emitida, disse uma declaração do condado de Monroe, que inclui a popular ilha resort de Key West.

“Estamos enfaticamente dizendo às pessoas que elas devem abandonar o local, não podem se dar ao luxo de permanecer em uma ilha com um furacão de categoria 5 vindo em sua direção”, disse o diretor do centro de operações de emergência de Monroe, Martin Senterfitt.

A maior parte da cadeia de ilhas, conhecida como Keys, está apenas 0,9 a 1,5 metro acima do nível do mar, acrescentou.

O furacão Irma deverá provocar marés de tempestades de 2,1 a 3,3 metros acima do normal nas Ilhas Leeward e nas Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, de acordo com o National Hurricane Center.

A previsão é que a tempestade “extremamente perigosa” chegue às Ilhas Leeward no final desta terça-feira e no início de quarta-feira.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Está se movendo para o oeste, com ventos máximos de 295 quilômetros por hora com rajadas mais altas, disse o centro de furacões em Miami.

Os meteorologistas locais dizem que a borda externa dos ventos da tempestade e a chuva podem atingir o sul da Flórida até sexta-feira.

Três hospitais nas Keys deram início a planos de evacuação dos seus pacientes, e as escolas nas ilhas estarão fechadas de quarta a sexta-feira, disse o condado.

Mais ao norte, as escolas do condado de Miami-Dade serão fechadas na quinta-feira e na sexta-feira, e mais ordens de evacuação poderiam ser emitidas, disseram as autoridades.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias