Mundo

Trump nomeia secretário de Saúde crítico do Obamacare

Trump nomeia secretário de Saúde crítico do Obamacare

(16 nov) O congressista Tom Price chega à Trump Tower, em Nova York - AFP/Arquivos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta terça-feira Tom Price, um forte crítico do atual sistema de saúde pública, conhecido como ‘Obamacare’, como secretário de Saúde de seu futuro governo, em um sinal de que cumprirá a promessa de modificar a legislação.

Político conservador e ex-cirurgião ortopédico, Price “está excepcionalmente qualificado para conduzir nosso compromisso de desmontar e substituir o sistema Obamacare”, expressou Trump em uma nota oficial.

Entre os objetivos de Price, acrescenta o texto, está ajudar a elaborar “um sistema de saúde que seja acessível a todos os americanos”.

Promessa da campanha eleitoral que levou Obama à Casa Branca em 2008, o sistema ‘Obamacare’ proporcionou até agora proteção de saúde a 20 milhões de americanos, através de seguros privados.

O sistema ajudou a reduzir em 10% da população – o nível mais baixo da história – que carece de qualquer sistema de saúde.

Em sua campanha eleitoral, Trump disse que pretende manter apenas dois aspectos do atual sistema: permitir aos jovens a permanecer em um plano de saúde de seus pais até os 25 anos e proibir que as seguradoras neguem contratos a pessoas com problemas pré-existentes.

Em sua nota oficial, Price afirmou que “há muito o que fazer para que tenhamos um sistema que funcione para pacientes, famílias e médicos”.

O futuro secretário da saúde acrescentou que também pretende elaborar um sistema que “seja líder na cura e prevenção de enfermidade e que seja baseado em regras de bom senso”.

O Partido Democrata reagiu de imediato, e o novo líder no Senado, Charles Schumer, disse que colocar Price à frente da secretaria de Saúde equivale a “pedir à raposa que cuide do galinheiro”.