SÃO PAULO, 24 JUL (ANSA) – Por Renan Tanandone – Oferecer uma experiência única. Essa é a proposta de trens-restaurantes que circulam pela Itália com a promessa de surpreender os clientes pela gastronomia e pelo turismo. Em Milão, a versão do trem-restaurante é comandada pela empresa “ATMosfera”, que introduziu pela primeira vez o serviço em 2006 e até hoje leva seus clientes de uma forma diferente aos principais pontos turísticos da cidade.   

O passeio, que custa 70 euros por pessoa, dura cerca de 2h30 e serve pratos e vinhos especialmente selecionados. Há três opções de cardápio (carne, peixe ou vegetariano) e o restaurante é comandado por chefes italianos e estrangeiros.   

Em entrevista à ANSA, Fabio Mosconi, responsável pelo departamento de Serviços Diversificados do ATMosfera, contou que, “em 2016, foram servidos 15.600 jantares, com uma média de preenchimento de 91% das vagas disponíveis”.   

Apesar de ser uma atração turística, o passeio atrai mais italianos que estrangeiros. “O público consiste na maior parte de italianos, mas também recebemos clientes do mundo todo e a reserva precisa ser feita on-line”, explicou o manager. Para quem procura uma experiência mais exclusiva, é possível alugar os trens para festas privadas e casamentos, que são realizados, segundo Mosconi, uma vez a cada três meses.   

O ATMosfera possui dois trens de época restaurados, os quais comportam 24 pessoas e seu ponto de partida fica na via Cantù. O serviço é oferecido todos os dias da semana, com um trem partindo às 20h00 e o outro, às 20h30. Equanto janta, o público aprecia música clássica e atravessa os principais pontos turísticos de Milão.   

Já em Roma, dois trens disponibilizam o serviço de restaurante.   

Um é o “Tramjazz”, uma opção mais romântica, pois uma banda de jazz toca pelo trajeto enquanto o jantar é servido à luz de velas, com pratos típicos da região da Lazio e com vista para o Coliseu. O ingresso custa 70 euros.   

O outro é o “Ristotram”, que também oferece música ao vivo e menus exclusivos por 60 euros por pessoa. O passeio em ambos os trens-restaurantes dura cerca de 3 horas, partindo da praça Porta Maggiore e passando pelos principais pontos turísticos de Roma. (ANSA)