A petrolífera Total anunciou duas aquisições hoje, como parte de uma estratégia para ampliar sua produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis e atuar em eficiência energética.

Em um dos acordos, a Total fechou a compra de uma participação indireta de 23% na Eren Renewable Energy.

Pelo acerto, a Total irá subscrever um aumento de capital da Eren, no valor de 237,5 milhões de euros (US$ 284,8 milhões), com a possibilidade de assumir o controle da empresa após um período de cinco anos. O aumento de capital ajudará a Eren a cobrir suas necessidades financeiras e acelerar seu desenvolvimento nos próximos anos, detalhou a Total.

A Eren, fundada em 2012 com ativos eólicos, solares e hidrelétricos, passará a se chamar Total Eren quando o acordo for concluído. A empresa tem uma capacidade bruta instalada de 650 megawatts, considerando-se ativos operacionais ou em construção.

Em outro anúncio, a Total afirmou que irá adquirir a também francesa Greenflex, especializada em eficiência energética. A Greenflex foi criada em 2009 e espera obter receita de mais de 350 milhões de euros (US$ 418,1 milhões) este ano, segundo a Total.

Por volta das 8h45 (de Brasília), as ações da Total subiam cerca de 0,6% na Bolsa de Paris. Fonte: Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias