O estilista americano Tommy Hilfiger apresentará uma coleção pela primeira vez fora de seu país nesta terça-feira, no desfile que encerrará a Semana da Moda de Londres.

O esperado desfile da marca para a temporada primavera-verão 2018 é inspirado na cena musical britânica e vai levar um toque de moda esportiva chique ao evento londrino.

O estilista de 66 anos, cujo império em 2016 teve um faturamento de 6,6 bilhões de dólares, elegeu como cenário o Roundhouse, casa de shows onde já tocaram lendas como Jimi Hendrix, Pink Floyd e David Bowie.

“Comecei a vir a Londres quando era um adolescente explorando o estilo, e era obsessivo por moda. Queria ver o que acontecia em Londres”, disse em entrevista à AFP.

Hilfiger encontrou inspiração nas bandas britânicas da época, como Beatles, Led Zeppelin, The Who, Eric Clapton e Small Faces.

“Tinham um sentido de estilo que era muito diferente dos demais”, lembra Hilfiger.

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Seu desfile, criado em colaboração com a modelo Gigi Hadid, pretende homenagear o rock britânico.

“Gigi se envolveu muito com o design da coleção Gigi Tommy, junto a nós. Por isso muitas de suas ideias vêm de seu estilo”, disse, descrevendo a coleção como streetwear, esportivo e despreocupado.

A colaboração servirá para dar um impulso à presença da marca na internet, graças aos 36 milhões de seguidores da modelo no Instagram.

– Abraçando a era digital –

Será a terceira vez que Hilfiger apresenta seu conceito “TOMMYNOW”, uma turnê de desfiles como a de uma banda de rock.

A ideia teve sucesso nos Estados Unidos, com paradas em Nova York e Los Angeles, sempre cercadas de grande público, extravagância e custos extraordinários.

Hilfiger fez desses desfiles uma operação rentável graças ao “see now, buy now” (veja agora, compre agora), fazendo com que as peças sejam vendidas diretamente em vez de esperar sua chegada às lojas na primavera ou no verão.

O estilista desenvolveu mais a ideia criando um aplicativo que permite fotografar uma modelo e comprar imediatamente seu look.

“Os jovens em especial, quando veem algo na passarela que gostam, querem levar no dia seguinte. Não querem ver na passarela e esperar seis meses”, disse Hilfiger.

Além da presença de Tommy Hilfiger, a Semana de Moda de Londres, que acaba nessa terça-feira, conta também com o estilista italiano Giorgio Armani.

O evento na capital britânica era conhecido até hoje pela participação de uma vibrante comunidade de jovens estilistas, mas sofria com críticas sobre a falta de grandes nomes além da marca Burberry.


“Ficamos muito orgulhosos quando as marcas internacionais elegem se apresentar em Londres”, disse Caroline Rush, diretora executiva do British Fashion Council (Conselho Britânico de Moda), que organiza a Semana de Moda.

Isso “prova que nossa cidade é um centro cultural e criativo internacional e que tem um papel importante a desempenhar”, diz em uma nota para a AFP.

A chegada dos estilistas é especialmente bem-vinda em um momento em que o setor teme a fuga de seus talentos e negócios com a saída da União Europeia.


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