Um terremoto de 5,8 graus de magnitude sacudiu nesta quinta-feira o estado de Montana, no noroeste dos Estados Unidos, e foi sentido também no Canadá, informou o serviço geológico americano, USGS.
O tremor, o mais forte nesta área desde 1959, foi registrado à 00H30 local (03H30 de Brasília) quanto muitas pessoas estavam dormindo.
O USGS disse que o epicentro estava a sudeste da cidade de Lincoln e que foi sentido nos estados vizinhos e na província canadense de Alberta, que faz fronteira com Montana.
Não houve relato de feridos ou de danos materiais.
O sismo foi registrado na falha conhecida como a Linha de Lewis e Clark, que se estende por 400 km entre o norte de Idaho até o leste, em Montana.
Tremores secundários de entre 3,9 e 4,4 graus seguiram o terremoto.
“Estava acordado aqui em Bozeman [sul de Montana], sentado no meu escritório quando aconteceu. Senti como se estivesse em um barco no mar agitado; todos os pássaros da minha vizinhança ao mesmo tempo fizeram um alvoroço e voaram para longe”, contou David Buckingham a uma rádio local.
O maior terremoto registrado neste estado foi de 7,2 graus em agosto de 1959. O chamado terremoto do Lago Hebgen gerou um grande desmoronamento que matou 28 pessoas e causou danos significativos.