Mundo

Temer se reunirá com Mauricio Macri em fevereiro

Temer se reunirá com Mauricio Macri em fevereiro

O presidente argentino, Mauricio Macri (D), e seu homólogo brasileiro, Michel Temer, em Buenos Aires, no dia 3 de outubro de 2016 - AFP/Arquivos

Michel Temer receberá o presidente argentino, Mauricio Macri, em 7 de fevereiro no Brasil, anunciou a Presidência da Argentina em um comunicado nesta quarta-feira.

“O convite foi feito hoje pelo presidente brasileiro, Michel Temer, durante uma conversa por telefone com o mandatário argentino”.

Será o segundo encontro entre os presidentes, após Temer se reunir com Macri em Buenos Aires no dia 3 de outubro de 2016.

Na ocasião, Macri e Temer concordaram em estimular o Mercosul para alcançar acordos comerciais com o mundo, flexibilizar as regras e apostar em políticas menos protecionistas.

Ambos os presidentes, favoráveis ao livre mercado, consideraram como prioridade avançar em acordos com a União Europeia (UE).

Brasil e Argentina, primeira e terceira economias da América Latina, respectivamente, atravessam uma dura recessão e, por isso, os presidentes aumentaram seus esforços diplomáticos para captar investimentos, enquanto os índices de desemprego e atividade econômica caem.

O Brasil é o principal destino das exportações argentinas e a Argentina é o terceiro parceiro comercial brasileiro, depois de China e Estados Unidos.

O comércio bilateral totalizou 23 bilhões de dólares em 2015 e somou 14 bilhões nos primeiros oito meses de 2016, segundo dados do Itamaraty.