O presidente Michel Temer nomeou Marx Beltrão Lima Siqueira para o cargo de ministro do Turismo, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 5, e como o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, havia informado nesta terça-feira (4).

Marx Beltrão é deputado federal pelo Estado de Alagoas e foi indicado ao cargo pela bancada do PMDB na Câmara, desde que o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) deixou o comando da pasta. A nomeação conta com aval do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), conterrâneo do parlamentar.

Temer, porém, vinha resistindo a nomear o deputado, por ele ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. O presidente foi convencido a confirmar o parlamentar no cargo após parte da bancada do PMDB na Câmara ameaçar retaliar o Planalto em votações de interesse do governo na Casa.

Sudeco

Além da nomeação no Turismo, o governo de Michel Temer fez mudanças na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Foi nomeado superintendente do órgão Antônio Carlos Nantes de Oliveira, em substituição a Cleber Ávila Ferreira, exonerado nesta quarta. Ainda foi nomeado Silvio Roberto Sakata para o cargo de diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da instituição.

BNDES

O Diário Oficial também traz a exoneração de Francisco Gaetani da função de membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a nomeação para o mesmo posto de Andrea Sandro Calabi.

Trabalho

Na pasta do Trabalho, o ministro Ronaldo Nogueira nomeou Antonio Correia de Almeida para ser o titular da Secretaria Executiva do Ministério. Antonio Correia deixa o comando da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia para assumir a nova função.