Edição nº2493 22.09 Ver edições anteriores

Temer em alta

FÉ Planalto aposta que o pior momento de Temer já passou com a revelação da Odebrecht
Planalto aposta que o pior momento de Temer já passou com a revelação da Odebrecht (Crédito:Beto Barata/PR; REUTERS/Adriano Machado; Júnior Pinheiro/Folhapress; Antônio Cruz/Agência Brasil)

O Palácio do Planalto está apostando que a aprovação do presidente Michel Temer vai crescer e, até dezembro deste ano, alcançará os 20% de ótimo e bom. O peemedebista já teve 13%, logo que assumiu a Presidência, mas com a campanha da reforma da Previdência, caiu para 10%. Mas por que o otimismo? Com o fim do sigilo da “Delação do Fim do Mundo”, o Palácio do Planalto aposta que o pior momento do governo já passou e que a tendência será, daqui para frente, melhorar, especialmente por conta da retomada da economia. Agora, estão calculando como será o impacto da polêmica reforma trabalhista, que segue em pauta.

Nos chinelos

Policiais federais estão encontrando drogas em todo tipo de lugar dentro do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Até nos chinelos, eles encontraram narcóticos na semana passada. Um boliviano de 30 anos de idade escondia 11 kg de cocacaína dentro de 19 sandálias pretas, com tiras pretas e… solado recheado. Ele queria embarcar para o Marrocos e levar tudo até o Gabão, na África.

13 kg por dia

O número de apreensões de drogas em Cumbica não para. Segundo balanço da ISTOÉ a partir de comunicados da própria Polícia Federal, foram apreendidos 96 kg de droga entre o dia 20 e o dia 27 deste mês, média de 13 kg por dia. Nove pessoas foram presas, entre brasileiros e estrangeiros. Guarulhos concentra 43% da droga apreendida em nove aeroportos da América Latina.

O recuo de Cerveró

46
Beto Barata/PR; REUTERS/Adriano Machado; Júnior Pinheiro/Folhapress; Antônio Cruz/Agência Brasil

 

O MPF adotou uma linha de investigação que pode complicar ainda mais a vida de Lula. No fim de março, os investigadores pediram cópia de todas as etapas das negociações da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Descobriram que Cerveró mudou de versão várias vezes, o que pode servir para corroborar a denúncia de que Lula mandou pagar uma mesada à família de Cerveró a fim de comprar seu silêncio.

Rápidas

* O atordoamento causado pela divulgação das delações da Odebrecht foi tamanho que um dos ministros de Michel Temer alvo de inquérito comentou sobre uma tentativa de se fazer um prognóstico da situação: “Não consigo ver um palmo à minha frente”.

* Quem observou a Operação Perfídia, da PF, ficou desconfiado. Ela envolve familiares do doleiro Carlos Habib Chater, dono do Posto da Torre, o mesmo que deu origem à Lava Jato. Agora, a PF identificou uma offshore que transferiu US$ 5 bilhões para o exterior em nome da família Chater. Tem gente com a pulga atrás da orelha em Brasília.

* Quem observou a Operação Perfídia, da PF, ficou desconfiado. Ela envolve familiares do doleiro Carlos Habib Chater, dono do Posto da Torre, o mesmo que deu origem à Lava Jato. Agora, a PF identificou uma offshore que transferiu US$ 5 bilhões para o exterior em nome da família Chater. Tem gente com a pulga atrás da orelha em Brasília.

Retrato falado

“Estou disposto a prestar quantos depoimentos a lei exigir”
“Estou disposto a prestar quantos depoimentos a lei exigir” (Crédito:Beto Barata/PR; REUTERS/Adriano Machado; Júnior Pinheiro/Folhapress; Antônio Cruz/Agência Brasil)

Réu em cinco ações penais, Lula (foto) falou sobre o depoimento que prestará ao juiz Sergio Moro em Curitiba no seminário sobre economia brasileira realizada pelo PT em Brasília na segunda-feira 24. Apesar de o presidente Rui Falcão negar, o partido está convocando, por watsapp, a militância para ocupar a frente da 13ª Vara Federal do Paraná no próximo dia 10. Haverá forte esquema de segurança no local e o juiz Sergio Moro já avisou que serão permitidas manifestações, mas sem baderna.

Banquete de luxo

Mesmo balançando na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não abre mão de um banquete. Na lista de itens que deverão constar na dispensa da residência oficial do Governo do Distrito Federal, segundo
o pregão eletrônico aberto na quinta-feira 27, há 144 kgs de camarão e 48 kgs de camarão especial, além de bacalhau e até bebidas alcoólicas: vinho, conhaque e licor. Tudo pago com o dinheiro do contribuinte. E o pior: desde que Rollemberg assumiu, o Governo do GDF vem tendo dificuldades para investir em saúde, educação, segurança e pagar os funcionários. Em 2015, não investiu um centavo em saneamento e habitação.

Toma lá dá cá
O STF soltou Genu, José Carlos Bumlai e mandou continuar o recurso de Dirceu pelo STF…

Marlus Arns, advogado de João Cláudio Genu na lava jato
Marlus Arns, advogado de João Cláudio Genu na Lava Jato (Crédito:Beto Barata/PR; REUTERS/Adriano Machado; Júnior Pinheiro/Folhapress; Antônio Cruz/Agência Brasil)

É um freio de arrumação dentro dessas prisões preventivas que têm se prolongado no tempo. É um sinal claro de que o Supremo continuará analisando caso a caso cada processo criminal.

Senado aprovou a redução do foro privilegiado. Isso vai acabar mesmo?
O Congresso deu indicativo de evolução. O foro deve ser específico para algumas autoridades. Não há necessidade de um rol tão extenso de pessoas com foro. Cada um deve responder por seus crimes na sua jurisdição. É até um benefício. (Se) a pessoa já é julgada por uma instância superior, diminuem os seus recursos.

Gostou do projeto que proíbe o abuso de autoridade aprovado?
Nós evoluímos. Não podemos criminalizar as condutas de autoridades públicas, juízes, procuradores e policiais, que precisam, dentro da lei, de liberdade para agir, mas também precisamos de mecanismos que coíbam o poder com abuso.

Entendimento?

O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), não se entende com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que não se entende com o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), que não se entende com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Temer quer acabar com isso.

49

Tô fora?

Mais uma vez, o Palácio do Planalto diz que não vai entrar na disputa eleitoral na Procuradoria Geral da República (PGR),
que definirá o sucessor de Rodrigo Janot no comando do caso e da Operação Lava Jato. Acha que, se aparecerem apoiando algum candidato, isso vai estigmatizar o postulante e acabar atrapalhando tudo.

Porta da esperança

45

O presidente Michel Temer foi visitar o apresentador de TV Silvio Santos, com todo o aparato de segurança. A comitiva de Temer chegou à garagem e entrou. Quando desembarcou, surpresa!! Era a casa de Paulo Skaf (foto), ex-candidato a governador de São Paulo pelo PMDB. Temer pediu desculpas, mas Skaf o convidou para entrar.

Créditos das Fotos: Beto Barata/PR; Reuters/Adriano Machado; Júnior Pinheiro/Folhapress; Antônio Cruz/Agência Brasil


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.