Contra uma equipe do calibre do Real Madrid, “é preciso dar a oportunidade aos jogadores para darem tudo de si”, afirmou nesta segunda-feira o técnico do Borussia Dortmund, Thomas Tuchel, na véspera do confronto contra o gigante espanhol, pela fase de grupos da Liga dos Campeões.

– O Borussia vive momento eufórico, com 20 gols marcados em 4 jogos. Contra o Real, será preciso focar mais na defesa?

“Por enquanto, nossa equipe vem mostrando uma energia incrível, ela está indo bem na Liga dos Campeões, na Bundesliga tanto em casa como fora, ela tem a capacidade de jogar ao mais alto nível, mas amanhã (terça-feira) será a próxima etapa de nosso desenvolvimento. Haverá um ambiente incrível no estádio e teremos a oportunidade de jogar um futebol criativo. Conhecemos as qualidades do Real e precisamos de um grande trabalho defensivo contra eles, é claro. Eles têm uma qualidade extraordinária e vamos precisar estar muito atentos, muito aplicados, principalmente na transição no momento da perda de bola. Mas precisamos jogar corajosamente nosso jogo de posse de bola”.

– A velocidade de Pierre-Emerick Aubameyang e Ousmane Dembélé será a principal arma da equipe?

“É claro que vamos usar a velocidade de Aubameyang e Dembélé. Mas, no geral, temos que estar prontos para reagir a qualquer situação. Não é só focar na posse ou na transição ataque-defesa, é preciso lidar com as situações de jogo. Uma partida como essa nunca será sem erro, sem imperfeições, sem dificuldade, mas temos que usar todas nossas armas e a velocidade de nossos atacantes faz parte disso”.

– Dizem que Cristiano Ronaldo não vive grande fase. É uma vantagem para o Borussia?

“Sempre acabam lançando uma frase de efeito como essa. Ronaldo não está em grande fase! Quem disse isso? O que justifica dizer isso? Será o caso amanhã? Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores do mundo, um campeão incrível que pode ajudar sua equipe constantemente com seu brilho. Estamos nos preparando para enfrentar um Cristiano Ronaldo no topo da forma. É uma partida de Liga dos Campeões, em Dortmund. Os melhores jogadores estarão no melhor de suas formas”.

Respostas colhidas em coletiva de imprensa

cpb/jcp/am