A lesão sofrida por Zeca abrirá espaço para Jean Mota ter uma sequência de partidas como titular do Santos. É o que indica os últimos jogos da equipe da Vila Belmiro, quando o técnico Dorival Júnior sempre optou por improvisar o meia na posição quando não contava com o titular da lateral esquerda à disposição.

Em 2017, Zeca não participou de três jogos do Santos no Campeonato Paulista, diante de Santo André, Novorizontino e Ponte Preta, no duelo de ida das quartas de final. E em todos eles, Dorival optou pela improvisação de Jean Mota, assim como na partida contra o São Bernardo, quando o titular só entrou durante o segundo tempo.

Na última segunda-feira, no duelo contra a Ponte, que culminou na eliminação do Santos do Paulistão, Zeca sofreu lesão no menisco lateral do joelho esquerdo, sem, porém, que o problema afetassem os ligamentos. O titular foi operado na última quarta-feira e não há uma previsão oficial de por quanto tempo Zeca ficará afastado dos gramados.

A tendência, porém, é de que Zeca desfalque o Santos por um período entre 30 a 45 dias. Na previsão mais otimista, o lateral perderá os jogos contra o Independiente Santa Fe pela Copa Libertadores, na próxima quarta-feira, na Colômbia, e em 3 de maio, no Pacaembu. Mas ainda há o risco de Zeca perder toda a fase de grupos da Libertadores, ficando fora das partidas contra The Strongest e Sporting Cristal, e também das rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro, diante de Fluminense e Coritiba.

Certo mesmo é que Jean Mota deverá receber uma sequência como titular do Santos, ainda que não ocorreu desde a sua chegada ao clube no ano passado. Outra opção de Dorival é Matheus Ribeiro, que atua nas duas laterais, mas parece ainda não ter conquistado a confiança do treinador. Já Caju ainda se recupera de grave lesão e nem foi inscrito pelo Santos para a fase de grupos da Copa Libertadores.

A improvisação de Jean Mota também pode ser um indicativo de que o Santos poderá ir ao mercado nos próximos meses em busca de um lateral-esquerdo. Afinal, recentemente, Zeca viajou para a Itália, onde buscou documentos para obter a dupla cidadania. Isso facilitaria uma transferência para a Europa, sendo que o jogador já despertou o interesse de clubes do Velho Continente.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias