A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal vai retomar as revistas de manifestantes na Esplanada dos Ministérios no domingo (4) após a adoção de um protocolo de ação chamado Esplanada Pós-Impeachment, informou a secretária Márcia de Alencar em entrevista coletiva nesta sexta-feira (2), durante apresentação do esquema de segurança e trânsito.

“A secretaria retomou todos os protocolos da Operação Esplanada na fase pré-impeachment e do impeachment e agora estamos trabalhando com esta nova fase, a partir do distúrbio civil que aconteceu no dia 29 como a fase esplanada pós-impeachment, onde até o final das votações das pautas sensíveis que estão ocorrendo no Congresso Nacional garantiremos que essas manifestações aconteçam dentro do padrão de revista”, disse.

Márcia também informou que, em 2016, a Esplanada foi palco de 142 manifestações de caráter político-ideológicas, uma média de 12 por mês, sem contar com os eventos religiosos e culturais.

A manifestação deste domingo está prevista para ocorrer das 9h às 13h e foi convocada pelos movimentos Vem pra Rua e Brasil Livre. Em conjunto, as forças de segurança pública e os líderes dos movimentos estimam a presença de 15 mil a 20 mil pessoas, mas a secretaria está preparada para a ida de até 25 mil, por segurança.

O efetivo de policiais militares previsto é de 1,5 mil homens. O contingente estará a postos das 7h a meia-noite, de acordo com a necessidade. Na última terça-feira, na manifestação contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos, que terminou em confronto entre manifestantes e policiais, havia 1 mil homens.

Vinte e cinco agentes do Detran vão atuar com oito viaturas, além de uma aeronave, dois guinchos e uma empilhadeira, que será usada conforme necessidade. Setenta bombeiros em 13 viaturas também vão participar da operação.

A Polícia Civil informou que todos os departamentos estarão em funcionamento. A 5ª Delegacia de Polícia (DP) teve o plantão reforçado e, se necessário, a 1ª DP também vai receber ocorrências, além do departamento de polícia especializada.

Trânsito

A área definida para receber os manifestantes é o gramado central da Esplanada a partir da altura da Catedral até a Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso, onde vai ser formado um cinturão de policiais.

A área da Praça dos Três Poderes, incluindo o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, além dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, vai estar interditada para carros e pedestres.

As vias N1 e S1 serão interditadas a partir da Rodoviária do Plano Piloto, das 7h até 2 horas após o fim da manifestação, onde haverá postos de revista.

Para quem for de carro, os estacionamentos mais próximos são os da N2 e S2, onde também haverá pontos de revista. Outra sugestão é estacionar na plataforma superior da Rodoviária e ir andando.

Recomendações

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal preparou uma lista de orientações para quem planeja ir para a Esplanada no domingo. A primeira recomendação é que caso o manifestante identifique pessoas ou grupos com a intenção de tumultuar ou causar desordem, deve informar os policiais mais próximos.

Todos devem levar documentos de identificação e quem levar crianças deve colocar pulseiras de identificação com nome, telefone e endereço no braço delas.

Os manifestantes não devem levar objetos cortantes, madeiras, fogos de artifício e garrafas de vidro. Também não devem usar máscaras ou cobrir o rosto. Se chover, a recomendação é que optem pelas capas de chuva para se proteger, pois se apresentarem risco, os guarda-chuvas podem ser apreendidos na revista.