MOSCOU, 21 AGO (ANSA) – Após quase duas décadas sem nenhuma visita oficial, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, iniciou sua viagem à Rússia nesta segunda-feira (21). Na agenda do dia, ele se reuniu o chefe do Departamento das Relações Exteriores do Patriarcado Ortodoxo de Moscou, Metropolita Hilarion, em um encontro que durou o dobro do tempo previsto.   

O cardeal católico informou que os temas debatidos por eles foram “espinhosos”, como as crises no Oriente Médio e na Ucrânia, mas que tudo se desenvolveu em um clima “construtivo”.   

“Foi notada a proximidade das posições da Igreja Ortodoxa e da Santa Sé para encontrar as soluções pacíficas para as regiões do Oriente Médio e, especialmente, na Síria. Foi ainda reafirmado que o retorno da vida pacífica só é possível após a expulsão total dos milicianos que estão nos territórios ocupados”, informou uma fonte presente na reunião à agência russa “Tass”.   

A última reunião entre os dois líderes havia ocorrido no dia 15 de setembro do ano passado, no Vaticano, onde foi debatido também o primeiro encontro entre os líderes das Igrejas na história, quando o papa Francisco e o patriarca Cirilo I se reuniram em Havana.   

A agenda de Parolin segue até a quarta-feira (23). Amanhã (22), o número dois da Igreja Católica se reunirá com Cirilo I e terá uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Serghei Lavrov. Já na quarta, Parolin se reunirá com o presidente do país, Vladimir Putin. (ANSA)