A organização do Rio Open anunciou nesta sexta-feira as duas primeiras estrelas da sua edição de 2017: o japonês Kei Nishikori, número 5 do mundo, e o austríaco Dominic Thiem, 9º colocado no ranking mundial. O torneio da ATP de nível 500 será disputado no Jockey Clube Brasileiro de 20 a 26 de fevereiro.

Nishikori, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, disputará a competição pela primeira vez. “Ganhar a medalha olímpica no Rio foi um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. Eu estou super motivado para voltar ao Rio, jogar o Rio Open pela primeira vez e também ter a chance de conhecer mais da Cidade Maravilhosa. Vai ser um passo importante na minha carreira, jogar bem nas quadras de saibro do Rio”, disse o tenista japonês.

Já Thiem voltará ao Rio pelo segundo ano consecutivo. Na última edição, o tenista de 23 anos foi surpreendido pelo argentino Guido Pella na semifinal e se despediu da competição. Ele, entretanto, vive a melhor temporada de sua carreira, chegou pela primeira vez no Top 10 e garantiu a classificação para o ATP Finals – torneio que reúne os melhores tenistas de 2016 -, em Londres.

“Jogar o Rio Open no início deste ano foi uma experiência fantástica e foi fundamental para o meu sucesso na temporada de saibro, especialmente em Roland Garros. Quero voltar em 2017 para ganhar o título e retribuir todo o carinho que eu recebi dos fãs, logo na minha primeira participação no torneio”, afirmou.

Em quatro edições, o Rio Open atraiu alguns ídolos do esporte. Além do espanhol Rafael Nadal, campeão em 2014, o compatriota David Ferrer – vencedor em 2015 -, o francês Jo-Wilfried Tsonga e o norte-americano John Isner já passaram pela competição. Entre as mulheres, destaque para as italianas Sara Errani e Francesca Schiavone.