Um restaurante com uma estrela Michelin no Japão, especializado em uma refinada cozinha tradicional, fechou as portas temporariamente após vários clientes terem sofrido intoxicação alimentar, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira.

Catorze clientes tiveram dores estomacais e diarreia depois de comerem ouriço-do-mar, lula e outros mariscos no restaurante Kita Kamakura Saryo Gentoan, situado no sudeste de Tóquio, disse um representante do governo local.

“Nenhum deles teve que ser hospitalizado, e já estavam se recuperando quando se informou sobre a intoxicação alimentar”, contou à AFP o encarregado de segurança dos alimentos da prefeitura da província de Kanagawa, na cidade de Yokohama.

O governo foi informado sobre o incidente na terça-feira da semana passada, três dias depois de que os clientes jantaram no estabelecimento, mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira.

O restaurante, situado em Kamakura, uma cidade litorânea e pitoresca ao sudeste da capital japonesa, serve “kaiseki”, uma forma japonesa de alta culinária na qual cada prato é pequeno, simples e se apresenta individualmente com atenção máxima a cada detalhe.

“Os sintomas pareciam ser leves, mas padecer diarreia não é fácil”, disse o funcionário do governo, que se identificou apenas pelo seu sobrenome, Miyazaki.

O restaurante permanecia fechado nesta quarta-feira, enquanto a prefeitura investiga o motivo da intoxicação alimentar.

“Ainda estamos examinando se o marisco que serviram foi a causa ou se havia outros fatores”, acrescentou Miyazaki.

Segundo o famoso guia on-line de restaurantes Gurnavi, almoçar no Kita Kamakura Saryo Gentoan custa entre 3.800 e 8.000 ienes (36-76 dólares), enquanto o jantar no local pode custar entre 9.000 e 18.000 ienes (86-172 dólares).

O restaurante tem uma estrela no prestigioso guia Michelin desde 2011, informou a televisão TBS.

nf/kgo/tm/str/ra/db/mvv